metropoles.com

Após ataque de Israel ao Irã, Itamaraty condena “escalada do conflito”

Israel atacou o Irã nessa sexta-feira (25/10) em retaliação à ofensiva iraniana contra o território israelense no último dia 1º de outubro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
imagem colorida mostra palácio itamaraty - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra palácio itamaraty - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Itamaraty emitiu uma nota, na manhã deste sábado (26/11), para repudiar os ataques de Israel contra o Irã, ocorridos nessa sexta-feira (25/10), e fazendo um apelo para que todos os envolvidos evitem a escalada de violência.

“O governo brasileiro acompanha com preocupação os ataques aéreos israelenses contra o território iraniano, condena a escalada do conflito e renova seu apelo a todas as partes envolvidas para que exerçam máxima contenção”, diz nota do Itamaraty.

No comunicado, o governo brasileiro também defende um amplo cessar-fogo no Oriente Médio, reiterando a necessidade de esforços diplomáticos para evitar o aprofundamento das hostilidades.

“O Brasil reitera sua convicção acerca de necessidade de amplo cessar-fogo em todo o Oriente Médio e volta a conclamar a comunidade internacional para que utilize todos os instrumentos diplomáticos à disposição para conter o aprofundamento do conflito.”

Ainda segundo a nota, a embaixada brasileira em Teerã está monitorando a situação dos brasileiros que residem no Irã.

Israel afirma que finalizou ataques no Irã

As Forças de Defesa de Israel (FDI) anunciaram na madrugada deste sábado (26/10) a conclusão de uma ofensiva com “ataques precisos e direcionados” contra alvos militares iranianos em várias regiões do país, iniciados na noite dessa sexta (25/10). Os bombardeios ocorreram em retaliação aos ataques iranianos em território israelense no último dia 1º de outubro.

Segundo comunicado oficial, a operação foi finalizada “com sucesso” e todas as aeronaves israelenses retornaram ao país.

“Há pouco tempo, a FDI concluiu ataques precisos e direcionados contra alvos militares em várias áreas do Irã. Nossos aviões retornaram para casa em segurança. O ataque retaliatório foi concluído e a missão foi cumprida”, destacou o comunicado.

A FDI também deixou claro que, caso o Irã adote novas ações contra Israel, o país está preparado para uma resposta imediata e vigorosa.

“A nossa mensagem é clara: todos aqueles que ameaçam o Estado de Israel e procuram arrastar a região para uma escalada mais ampla pagarão um preço elevado.” O comunicado acrescenta ainda que Israel está “preparado – no ataque e na defesa – para defender o Estado de Israel e o povo de Israel”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?