metropoles.com

Após ano de recordes, mercado de consórcios se prepara para 2022

Especialistas apontam que educação financeira e aumento na taxa de juros fizeram busca pela modalidade crescer em 2021

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Brasil
calculadora
1 de 1 calculadora - Foto: Agência Brasil

O ano de 2021 foi de quebra de recordes para o mercado de consórcios. Pela primeira vez, o número de consorciados ativos ultrapassou 8 milhões, crescimento de 6,9% em relação a 2020, segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac).

O setor também bateu uma marca inédita no acumulado de vendas de janeiro a dezembro do ano passado, atingindo 3,46 milhões de novas cotas, alta de 14,6% sobre o ano anterior. Os negócios também bateram recorde ao alcançarem a marca dos R$ 222,26 bilhões, 35,8% acima dos R$ 163,63 bilhões obtidos no mesmo período de 2020.

Marcelo Kogut, cofundador da fintech de consórcios Mycon, afirma que a alta na taxa de juros é uma das explicações para o aumento na procura pelo mecanismo. “Notamos um aumento bem grande na quantidade de vendas de consórcios nos últimos anos porque esse produto é a porta de acesso a um crédito mais barato. O financiamento está encarecendo cada vez mais, já que a taxa de juros aumentou e há expectativa de que fique ainda mais caro”, explica.

Diferentemente dos financiamentos, consórcios não têm juros, apesar de possuírem taxa de administração. Assim, a taxa Selic (tarifa básica da economia e que regula os juros), não afeta as parcelas. “Financiar não é barato e as pessoas continuam tendo sonhos de adquirir imóveis e automóveis, por exemplo, então o consórcio se tornou uma saída”, diz Kogut.

Esse foi o caso de Selma Arrais Rios, de 52 anos. Quando o filho entrou no ensino médio, em 2017, a empresária prometeu um carro de presente, caso ele fosse aprovado no vestibular. Na época, começou a pagar o consórcio da Sicoob (Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil), pois não tinha pressa para finalizar a compra e o preço cheio não cabia no orçamento da família.

Em setembro de 2019, Selma foi contemplada e pôde dar o presente. “Foi uma emoção muito grande conseguir dar o carro, porque ele cumpriu a parte dele [passou no vestibular] e nós cumprimos a promessa”, conta. “Acredito que os financiamentos têm juros altíssimos e acabam não cabendo no bolso da família. Foi uma decisão muito bem acertada.”

Mercado espera novos recordes

Ao projetar os negócios para este ano, o presidente executivo da Abac, Paulo Roberto Rossi, afirma que, apesar das turbulências de um ano eleitoral, é possível ter mais um bom resultado, em 2022.  

“Enquanto as boas perspectivas apoiam-se no crescente aumento de conhecimento do consumidor sobre educação financeira, a expectativa é de que o planejamento seja incorporado na rotina do brasileiro”, diz. “Importante lembrar que, apesar das projeções para 2022 indicarem recuo nos índices inflacionários, ainda assim, teremos patamares relativamente altos de inflação, o que mantém o consumidor mais cauteloso ao adquirir bens e serviços.”

3 imagens
Educação financeira é chave para entender aumento
Ano deverá quebrar novos recordes
1 de 3

2 de 3

Educação financeira é chave para entender aumento

Reprodução/Getty Images
3 de 3

Ano deverá quebrar novos recordes

Pexels

Rossi avalia que um dos principais pontos de mudança que estimulam o mercado de consórcios é a educação financeira do consumidor. “Ao ampliar os conhecimentos, o brasileiro tem procurado praticá-los, gerindo as finanças com responsabilidade, sem extravagâncias ou imediatismos, tornando sua vida financeira mais tranquila ao adquirir bens ou serviços de forma planejada e com custos mais baixos”, completa.

A perspectiva é compartilhada por Kogut. “Costumo dizer que o consórcio é o único ‘boleto do bem’, que você paga pra você mesmo. Os outros são contas, despesas, mas o consórcio é um investimento. A cada parcela você vê seu dinheiro acumulando um pouco mais no aplicativo. Você não fica chateado em pagar, pelo contrário, ele se torna sua prioridade no mês”, finaliza.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?