metropoles.com

Após ameaça, feira de livro em SC cancela presença de Miriam Leitão

Organização temia pela integridade da jornalista e também do sociólogo Sérgio Abranches, que também participaria do evento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Globo/divulgação
Míriam Leitão
1 de 1 Míriam Leitão - Foto: Globo/divulgação

Um dia após anunciar a programação da 13ª edição da Feira do Livro de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, a organização anunciou o cancelamento do convite à jornalista Miriam Leitão e ao sociólogo Sérgio Abranches. O evento ocorre entre 8 a 18 de agosto e terá como tema, este ano, Literatura em Movimento.

As pressões contra os nomes de Miriam e Abranches começaram ainda na tarde de segunda (15/07/2019) e culminou na criação de uma petição online que recolheu 3.294 assinaturas. Após analisar a situação, a organização comunicou, na tarde dessa terça (16/07/2019) o cancelamento dos convites por temer a integridade dos convidados. Os organizadores teriam, inclusive, recebido mensagens de ameaças, o que colaborou com a decisão.

Em nota, a organização da Feira do Livro disse que “nunca, em toda sua história, a festa da literatura foi atacada pela escolha de seus convidados”. A decisão do cancelamento dos dois convidados não foi unânime.

A reportagem tentou contato com a coordenação da Feira do Livro de Jaraguá do Sul, para uma entrevista, mas até a publicação deste texto não obteve retorno. Em entrevista ao portal NSC Total, o coordenador artístico da Feira, Carlos Henrique Schroeder, disse ter vergonha de ter de falar para a Miriam Leitão que não poderia trazê-la “porque não tenho como garantir sua segurança”.

A comentarista da Rede Globo e colunista do jornal O Globo está entre jornalistas brasileiros mais premiados. Este ano, Miriam foi homenageada no tradicional Congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. É autora de sete obras e vencedora de dois prêmios Jabuti.

Abranches, marido de Miriam Leitão, é sociólogo, cientista político e escritor. Sua última obra, Presidencialismo de Coalizão, é de 2018.

 

Leia a íntegra da nota emitida pela Feira do Livro:

“A feira do livro, em suas 12 edições, sempre foi marcada por ser um evento plural, que promove o conhecimento por meio da literatura, teatro, música e artes visuais.

Nesses 12 anos, a feira já enfrentou inúmeras dificuldades, da escassez de recursos financeiros até enchentes. Mas nunca, em toda sua história, a festa da literatura foi atacada pela escolha de seus convidados.

Em virtude das recentes manifestações, a comissão organizadora, em votação na manhã desta terça-feira (16), optou (em decisão dividida) pelo cancelamento da participação dos jornalistas Miriam Leitão e Sérgio Abranches.

Reiterando, a Feira do Livro é, e sempre foi, um evento de difusão do livro e da leitura, sem fins políticos, religiosos ou ideológicos”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?