metropoles.com

Após adiar retorno do recesso, Lula volta ao Planalto nesta sexta

Após recesso no litoral do Rio de Janeiro, Lula voltou a Brasília na quinta-feira (4/1), mas permaneceu no Alvorada sem agendas oficiais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, reuniu os ministros - metrópoles
1 de 1 O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, reuniu os ministros - metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) volta a despachar do Palácio do Planalto nesta sexta-feira (5/1), após dias de recesso no litoral do Rio de Janeiro. O chefe do Executivo federal voltou a Brasília nessa quinta-feira (4/1), depois de adiar em um dia a volta, segundo o previsto inicialmente.

Lula chegou ao Planalto por volta das 10h30. A secretaria de comunicação da Presidência não divulgou a agenda oficial do mandatário nesta sexta, mas a expectativa é que ele aproveite a volta à sede do Executivo para ajustar os últimos detalhes do ato de 8 de janeiro, que será realizado no Congresso Nacional na segunda-feira.

Recesso de fim de ano

Lula passou os últimos dias na Restinga da Marambaia, ilha no litoral fluminense onde a Marinha tem uma base naval, acompanhado pela primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja. O casal passou Réveillon com alguns familiares no local.

O destino é de posse da União e é administrado pelas Forças Armadas. Por essa razão, o acesso é restrito. A Restinga de Marambaia faz parte do território de três cidades fluminenses: Rio de Janeiro, Itaguaí e Mangaratiba.

Na quarta-feira (3/1), o chefe do Executivo publicou uma foto no mar e também postou, nas redes sociais, um vídeo de sua visita a um quilombo.

Em registros pelas redes sociais, é possível identificar o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, e o coordenador do grupo Prerrogativas, Marco Aurélio Carvalho, cotado para assumir o Ministério da Justiça com a saída de Flávio Dino para Supremo Tribunal Federal (STF).

Ato do 8 de Janeiro

Na próxima segunda-feira (8/1), Lula participará de um ato no Senado alusivo ao um ano das invasões golpistas às sedes dos Três Poderes. A presença de todos os seus 38 ministros foi requisitada.

Haddad divide férias para participar de ato pela democracia em 8/1

O evento acontecerá no Salão Negro do Congresso Nacional, e contará também com as presenças dos presidentes do STF, Luís Roberto Barroso; da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Batizado de “Democracia Inabalada”, o ato em alusão ao primeiro aniversário dos atos golpistas do 8 de Janeiro terá ainda as presenças dos comandantes das três Forças Armadas e do procurador-geral da República, Paulo Gonet.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?