metropoles.com

Após adiamento, Lula sugere remarcar viagem à China para 11 de abril

Viagem do presidente Lula para China seria na última semana, mas foi cancelada por motivos de saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Lula discursa durante reunião aberta em que recebe relatórios
1 de 1 Lula discursa durante reunião aberta em que recebe relatórios - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sugeriu o dia 11 de abril para remarcar a viagem à China, adiada na última sexta-feira (24/3) por motivos de saúde. Com a proposta da nova data, o Itamaraty aguarda a confirmação do governo de Xi Jinping, que tem uma agenda apertada no próximo mês.

A viagem do presidente brasileiro ao gigante asiático é considerada de extrema importância pelo governo. A China é o principal parceiro comercial do Brasil, e o adiamento resultou no atraso de uma série de acordos entre os dois países, nas áreas de comércio, energia, tecnologia e meio ambiente.

O objetivo do encontro é relançar as relações bilaterais entre as nações, após quatro anos de hostilidades durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). Na pauta, Lula também pretende discutir com Xi Jinping uma proposta de solução para o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, bem como um novo desenho para o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Adiamento

A viagem de Lula à China, originalmente marcada para o último sábado (25/3), foi adiada pela primeira vez na sexta-feira (24), após um diagnóstico de broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A. A médica pessoal do presidente, Ana Helena Germoglio, recomendou o adiamento da viagem para a recuperação do mandatário.

Após reavaliação, embora tenha apresentado melhora clínica, o serviço médico da Presidência da República recomendou o adiamento da viagem “até que se encerre o ciclo de transmissão viral”. Todas as agendas oficiais, incluindo ministeriais, foram também adiadas.

A suspensão da viagem sem data confirmada à época frustrou uma delegação com cerca de 120 empresários ligados ao agronegócio, além de diplomatas e ministros, que embarcaram antes para Pequim.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?