metropoles.com

Após adiamento do PL do Aborto, Lira almoça com bancada feminina

Presidente da Câmara dos Deputados adiou o debate do mérito da proposta que equipara o aborto acima de 22 semanas ao crime de homicídio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marina Ramos/Câmara dos Deputados
Foto colorida do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, com a bancada Feminina da 57ª Legislatura - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, com a bancada Feminina da 57ª Legislatura - Metrópoles - Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), convidou as deputadas da bancada feminina da Casa Legislativa para um almoço nesta quarta-feira (19/6). O encontro acontece após Lira anunciar o adiamento da discussão do mérito do Projeto de Lei (PL) nº 1.904/24, conhecido como PL do Aborto.

O almoço terá como pauta a 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, o fórum parlamentar do G20. O evento acontece entre os dias 1º e 2 de julho em Maceió (AL), uma das cidades-sede do G20.

A principio, o almoço teria como prato principal o debate sobre os temas ligados ao G20, como mudanças climáticas e inclusão social, e de sobremesa a tramitação do PL do Aborto na Câmara dos Deputados. No entanto, com o adiamento da discussão da proposta, o encontro de Lira com as parlamentares terá um clima mais ameno.

2 imagens
Bancada feminina Câmara
1 de 2

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
2 de 2

Bancada feminina Câmara

Reprodução

Apesar do adiamento do mérito, o debate a respeito do PL que equipara o aborto acima de 22 semanas ao crime de homicídio não deixou o cardápio e pode está presente na conversa entre o presidente da Câmara e as deputadas.

Arthur Lira anunciou, na terça-feira (18/6), a criação de uma comissão representativa para deliberar em relação ao PL do Aborto. “O colégio de líderes aqui presentes deliberou também debater esse tema de maneira ampla no segundo semestre, com a formação de uma comissão representativa, que desta forma o açodamento ou as perguntas não terão como fluir, porque nós só iremos tratar disso após o recesso, na formação desta comissão.”

Segundo o deputado alagoano, a comissão será composta por representantes de cada partido. Os nomes deverão ser entregues pelas siglas a partir de agosto.

O mérito da proposta ficará para o próximo semestre, após o recesso parlamentar. Arthur Lira, em outro momento, indicou que a proposta deverá ter a relatoria de uma deputada de centro, que não tenha posicionamento contra ou favorável ao texto.

O presidente da Câmara dos Deputados defendeu que a proposta terá um amplo debate na Casa Legislativa e que não irá retroagir com os direitos das mulheres adquiridos até o momento.

“Nada irá retroagir nos direitos já garantidos, e nada irá avançar que traga qualquer dano às mulheres. Nunca foi e nunca será tema na discussão de colégios de líderes qualquer uma dessas pautas”, defendeu Lira.

Parlamentares no G20

O Brasil exerce a presidência do G20, que reúne as maiores economias do mundo, até 30 de novembro deste ano. O governo brasileiro elegeu como assuntos prioritários o combate à fome, pobreza e desigualdade.

Ao longo de todo o ano, 13 cidades-sedes irão receber reuniões importantes sobre as articulações do G20. Maceió, cidade natal de Arthur Lira, sediará o debate das parlamentares brasileiros diante das questões globais.

Arthur Lira é o presidente do P20, grupo composto pelos presidentes de parlamentos do G20. Ele assumiu o cargo no ano passado, substituindo o presidente da Câmara dos Deputados da Índia, Om Birla.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?