Acordo: Janones pede desculpas por chamar Kim Kataguiri de nazista
O deputado havia chamado o colega de “nazista”. Kim entrou com ação de R$ 20 mil por danos morais e fechou acordo com retratação pública
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado federal André Janones (Avante-MG) pediu desculpas ao também deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) depois de ter chamado o colega de “nazista” nas redes sociais em junho deste ano. A retratação se deu depois de um acordo judicial entre os dois congressistas.
Na postagem de pedido de desculpas na rede social X, Janones disse que não tinha a intenção de ofender Kataguiri. “Não sendo meu desejo ofender a honra do requerente nos fatos narrados na inicial, razão pela qual presto-lhe o presente pedido de desculpas”, diz um trecho da nota.
Janones afirmou que tem o máximo respeito pelo colega, apesar das divergências ideológicas.
“Expresso, ainda, o máximo respeito à pessoa do requerente enquanto colega parlamentar de relevância, ainda que divergentes nossos entendimentos ideológicos e partidários, tendo-o como cidadão de bem, não havendo conhecimento de minha parte de qualquer fato que desabone a sua conduta até a presente data”, declarou.
Em uma publicação em 5 de junho, Kataguiri havia criticado o deputado federal e candidato a prefeito de São Paulo Guilherme Boulos (PSol-SP) por recomendar, enquanto relator, o arquivamento da denúncia de “rachadinha” de Janones no Conselho de Ética da Câmara. O deputado mineiro respondeu essa postagem afirmando que “poderia” responder Kim, mas que “não falava com nazistas”.
A fala de Janones era em referência a uma declaração de Kim no Flow Podcast em 2022. Na ocasião, questionado pela deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) se ele achava errado a Alemanha ter criminalizado o nazismo, o parlamentar respondeu que sim. Posteriormente, ele pediu desculpas, e reconheceu sua fala como “absurda”.
Com a ofensa proferida por Janones, Kim pediu R$ 20 mil de indenização na justiça por danos morais. No entanto, o acordo final entre os dois deputados foi de que Kanones publicaria um pedido público de desculpas e apagaria a postagem.