metropoles.com

Acordo: Janones pede desculpas por chamar Kim Kataguiri de nazista

O deputado havia chamado o colega de “nazista”. Kim entrou com ação de R$ 20 mil por danos morais e fechou acordo com retratação pública

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Rachadinha André Janones Conselho de Ética
1 de 1 Rachadinha André Janones Conselho de Ética - Foto: Reprodução

O deputado federal André Janones (Avante-MG) pediu desculpas ao também deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) depois de ter chamado o colega de “nazista” nas redes sociais em junho deste ano. A retratação se deu depois de um acordo judicial entre os dois congressistas.

Na postagem de pedido de desculpas na rede social X, Janones disse que não tinha a intenção de ofender Kataguiri. “Não sendo meu desejo ofender a honra do requerente nos fatos narrados na inicial, razão pela qual presto-lhe o presente pedido de desculpas”, diz um trecho da nota.

Janones afirmou que tem o máximo respeito pelo colega, apesar das divergências ideológicas.

“Expresso, ainda, o máximo respeito à pessoa do requerente enquanto colega parlamentar de relevância, ainda que divergentes nossos entendimentos ideológicos e partidários, tendo-o como cidadão de bem, não havendo conhecimento de minha parte de qualquer fato que desabone a sua conduta até a presente data”, declarou.

Em uma publicação em 5 de junho, Kataguiri havia criticado o deputado federal e candidato a prefeito de São Paulo Guilherme Boulos (PSol-SP) por recomendar, enquanto relator, o arquivamento da denúncia de “rachadinha” de Janones no Conselho de Ética da Câmara. O deputado mineiro respondeu essa postagem afirmando que “poderia” responder Kim, mas que “não falava com nazistas”.

A fala de Janones era em referência a uma declaração de Kim no Flow Podcast em 2022. Na ocasião, questionado pela deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) se ele achava errado a Alemanha ter criminalizado o nazismo, o parlamentar respondeu que sim. Posteriormente, ele pediu desculpas, e reconheceu sua fala como “absurda”.

Com a ofensa proferida por Janones, Kim pediu R$ 20 mil de indenização na justiça por danos morais. No entanto, o acordo final entre os dois deputados foi de que Kanones publicaria um pedido público de desculpas e apagaria a postagem.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?