Após acidente, Lula tem agenda com Padilha e Celso Amorim no Alvorada
O presidente tratou da agenda política nacional e internacional com o ministro Alexandre Padilha e com o assessor especial Celso Amorim
atualizado
Compartilhar notícia
Apesar de não ter agenda oficial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, no Palácio da Alvorada.
A princípio, o titular do Planalto não teria agenda oficial nesta segunda-feira (21/10) e estaria de repouso, após sofrer um ferimento na cabeça no sábado (19/10) em decorrência de um acidente doméstico.
No X, Lula fez questão de registrar a reunião, que ainda contou com a presença do assessor especial Celso Amorim.
Veja:
Reunião de trabalho no Alvorada com o assessor especial Celso Amorim e o ministro @padilhando. Conversamos sobre a agenda política nacional e internacional para os próximos dias. 👍
📸 @ricardostuckert pic.twitter.com/b1I4vtWiH3
— Lula (@LulaOficial) October 21, 2024
Após o encontro, Padilha explicou ter sido um “despacho para pensar a agenda da semana. Estávamos juntos como sempre na segunda de manhã”. E falou sobre as condições de saúde de Lula: “Presidente está muito ativo, super bem. Se fosse presidente do Corinthians, ele não era eliminado ontem. Esta mantendo contato direto com o ministro Mauro [Vieira] nos Brics, bastante tranquilo”.
“Por orientação médica, foi cancelada a viagem, mas o presidente mantém contato com Mauro Vieira e terá participações das reuniões dos Brics, ainda não está definido em qual momento”.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, chegou na manhã desta segunda a Kazan, na Rússia, para a 16ª Cúpula dos Brics, onde substituirá o petista. Lula deverá participar da Cúpula dos Brics por meio de videoconferência, segundo informou a Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência.
Repouso
A princípio, Lula teria reservado a segunda para repouso. Não há previsão de uma nova consulta médica ou exames a serem realizados neste dia. As avaliações deverão ser feitas apenas nesta terça-feira (22/10) ou na quarta-feira (23/10).
Segundo boletim médico do hospital Sírio-Libanês, Lula possui um ferimento corto-contuso em região occipital, ou seja, um machucado na cabeça e levou pontos.
Médico do presidente, Roberto Kalil, veio de São Paulo no fim de semana ver o petista e falou que, apesar de ser um ferimento sério, o paciente está bem.
De qualquer forma, o chefe do Executivo teve que cancelar a viagem para a Rússia nesse domingo (20/10), porque recebeu a orientação médica de evitar longos voos de avião.