metropoles.com

Após 9 horas, termina reunião em que Lula cobrou ações de ministros

Lula presidiu reunião com seus ministros em busca de iniciar um novo momento do governo. Presidente cobrou melhora na comunicação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
Reunião ministerial Lula
1 de 1 Reunião ministerial Lula - Foto: Ricardo Stuckert/PR

A terceira reunião do presidente Lula (PT) com todos os seus ministros durou cerca de nove horas nesta quinta-feira (15/6). Na conversa, no Palácio do Planalto, o presidente cobrou dos auxiliares ações para tentar levar o governo para um novo momento e mais organização, principalmente, na comunicação. Já os ministros falaram sobre o que já fizeram e sobre o que planejam para os próximos meses.

Dos 37 ministros e ministras, só Marina Silva, do Meio Ambiente, não participou, pois teve um problema de dores na coluna e chegou a ser internada. Esteve presente a ministra Daniela Carneiro, do Turismo, que está de saída do cargo devido a cobranças do partido que a indicou, o União Brasil, por uma troca.

“A reunião ministerial de hoje é para começar o segundo passo do nosso governo. Até agora, estávamos remontando políticas públicas. Falta só o lançamento do Luz Para Todos e Água Para Todos”, disse Lula, no início do evento. “É importante que vocês digam o que foi feito e das dificuldades. Digam quais são os próximos passos, porque temos que lançar agora no próximo dia 2 de julho, o programa de desenvolvimento, o PAC 3”, seguiu o presidente, falando aos ministros.

“Que a gente possa sair daqui com a certeza de tudo aquilo que vamos fazer até 31 de dezembro de 2026. Nesse governo não haverá política de ministro, serão políticas de governo. Um ministro não pode começar a discutir uma proposta sem discutir com a Casa Civil. É assim que funciona um governo sério. Nós vamos tentar estabelecer o que vamos fazer daqui pra frente e comunicar a imprensa do que está sendo feito. Nada será escondido, nem as dificuldades. Tudo aquilo que fizermos, vamos tornar público. Queremos uma relação dos ministros com a Secom”, completou o presidente, dando um dos principais recados da reunião: a comunicação do governo precisa ser centralizada na pasta de Paulo Pimenta, a Secretaria de Comunicação, e precisa melhorar.

Na parte da conversa que foi divulgada pelos canais do governo, Lula fez uma piada sobre obesidade com seu ministro da Justiça, Flávio Dino.

Veja:

“Vai ter uma discussão sobre a relação dos ministros com a Secom. A gente pode fazer divulgação das coisas que a gente faz com muito mais profissionalismo, se a gente tiver o mínimo de educação de fazer as coisas coletivamente”, disse Lula.

Preocupado em melhorar a imagem do governo, cuja aprovação vem sofrendo uma lenta mas constante erosão desde o início do mandato, Lula cobrou dos ministros muito trabalho para entregar e para fazer a população sentir melhora de vida. Nesse sentido, o presidente elogiou a ação que deu desconto em carros, que foi voltada para agradar a classe média, e até pediu para que essa ajuda para a indústria automobilística dure mais tempo.

Cada ministro falou por 10 minutos na reunião, que foi aberta e fechada por Lula.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?