metropoles.com

Após 8 casos de gripe aviária, país entrará em emergência zoosanitária

Medida do Ministério da Agricultura vale, inicialmente, por 180 dias. Até o momento, são oito casos confirmados de gripe aviária em animais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Scott Olson/Getty Images
gripe aviária
1 de 1 gripe aviária - Foto: Scott Olson/Getty Images

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) declarou, nesta segunda-feira (22/5), emergência zoosanitária no país depois da confirmação de casos de gripe aviária de alta patogenicidade (H5N1). Até o momento, oito casos em animais já foram confirmados, nenhum em humanos.

A portaria foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). A princípio, a medida terá validade de 180 dias.

Para fortalecer a vigilância contra a doença, será instituído um Centro de Operações de Emergência (COE). O ministério já tinha suspendido a realização de feiras de exposição de aves e a criação de aves ao ar livre, com acesso a piquetes sem telas na parte superior, em estabelecimentos registrados.

“Até o momento, são oito casos confirmados em aves silvestres, sendo sete no estado do Espírito Santo, nos municípios de Marataízes, Cariacica, Vitória, Nova Venécia, Linhares e Itapemirim, e um no estado do Rio de Janeiro, em São João da Barra. As aves são das espécies Thalasseus acuflavidus (trinta-réis de bando), Sula leucogaster (atobá-pardo) e Thalasseus maximus (trinta-réis real)”, explica o ministério.

A pasta alerta para que a população não recolha ou entre em contato com aves doentes ou mortas.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) se pronunciou sobre o caso. De acordo com os representantes, trata-se de uma medida de antecipação já prevista “e amplamente discutida pelo Ministério com o setor produtivo, cujo único propósito é a desburocratização de processos para ganhar maior agilidade nas ações de monitoramento e eventuais necessidades de ações de mitigação”.

“Não há mudanças no status brasileiro de livre da enfermidade perante a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), exatamente por não haver qualquer registro da enfermidade na produção comercial”, ressalta a ABPA.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?