Após 3 meses, mapa da Covid de Goiás volta a ter regiões em calamidade
Indicadores divulgados nesta sexta-feira (21/1) apontam duas regiões de Goiás em calamidade para Covid-19: Pirineus e Norte
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – O Mapa da Pandemia de Goiás voltou a ter regiões em situação de calamidade para Covid-19, conforme os indicadores divulgados nesta sexta-feira (21/1). Os dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) apontam que as regiões Norte e Pirineus, que compreendem 23 municípios, ficaram vermelhas novamente, mostrando aumento nos casos da doença.
Ao Metrópoles, a SES-GO informou que a situação não era vista há pouco mais de três meses. “Desde o mapa de risco do dia 8/10/2021, os indicadores não mostravam mais regiões em vermelho (calamidade)”, ressaltou a pasta.
O registro de duas zonas vermelhas representa uma piora no cenário da Covid-19 no estado. No dia 13/9/2021, pela primeira vez desde o início da pandemia, o estado estava com todas as 18 regiões fora da zona de calamidade.
Critérios de classificação
A classificação é feita a partir de alguns critérios como: incidência de casos, variação da mortalidade, velocidade de contágio, solicitação de leitos de UTI da Covid, e taxa de ocupação de leitos de UTI públicos e privados. O levantamento é realizado por região e calculado a partir de indicadores de contágio e sobrecarga no sistema de saúde.