Após 24h, sistema do TRF-1 continua fora do ar devido a ataque hacker
Ataque ocorreu nessa sexta-feira (27/11). Invasores dizem ter obtido acesso a arquivos em mais de 40 bases de dados do tribunal
atualizado
Compartilhar notícia
O ataque hacker aos sistemas do Tribunal Regional da Primeira Região (TRF-1) retirou do ar, nesta sexta-feira (28/11), os portais da Justiça Federal do Distrito Federal e de 13 estados. Com isso, consultas a processos e a emissão de certidões online permanecem indisponíveis há mais de 24 horas. Por volta das 15h deste sábado (28/11), o Metrópoles tentou o acesso, mas as páginas seguem fora do ar.
Os supostos hackers publicaram em um site usado para expor vazamentos os nomes de arquivos que estariam em quatro das 47 bases de dados do TRF-1 que teriam sido invadidas.
O ataque foi comemorado nas redes pelos invasores, que afirmaram ter capturado os dados e que, dessa forma, conseguiram mostrar a “vulnerabilidade” do sistema do TRF-1. O tribunal, que abrange casos de 13 Estados e do Distrito Federal, é o que abriga mais processos no País.
Em nota, a equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação deste Tribunal Regional Federal informou que “permanece trabalhando e espera, já neste sábado (28/11), iniciar, de forma gradativa, o restabelecimento dos serviços de TI para acesso externo, à medida que for garantida a segurança adequada.”