metropoles.com

Após 2 anos, Caruaru retoma festas juninas no “São João do Reencontro”

Cidade pernambucana diz sediar o “maior e melhor São João do mundo” e, em 2022, terá a 1ª grande festa popular do Nordeste no pós-pandemia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Janaína Pepeu
Caruaru-3
1 de 1 Caruaru-3 - Foto: Divulgação/Janaína Pepeu

Dois anos: este é o tempo em que o nordestino, por conta da pandemia de Covid-19, ficou privado de uma de suas maiores manifestações culturais: os festejos juninos. E após esse hiato, Caruaru, a Capital do Forró, no agreste de Pernambuco, quer reafirmar que merece ser chamada assim. A cidade promete realizar a maior festa junina do país em uma edição histórica, com expectativa de público de 3 milhões de pessoas durante um mês de atividades.

Caruaru vangloria-se de sediar o “maior e melhor São João do mundo“. Porém, em 2022, na primeira grande festa popular do Nordeste no pós-pandemia, será o “o São João do Reencontro”.

Deste sábado (4/6) até 2 de julho, a cidade terá 24 polos espalhados da zona urbana à zona rural, mais de 800 apresentações – entre bandas de pífanos, trios pé de serra, bandas de forró, quadrilhas, companhias de dança e atrações conhecidas nacionalmente.

Elba Ramalho, Wesley Safadão, Alok, Mayara e Maraísa, João Gomes, Alceu Valença, Matheus e Kauan, Simone e Simaria, Fundo de Quintal e Paulo Miklos são nomes garantidos.

Em 2022, o município espera movimentar entre R$ 250 milhões e R$ 300 milhões. De acordo com um levantamento da Agência Regional do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE), neste São João a tendência é de que o número de empregos temporários cresça de 30% a 50%, em comparação com o mesmo período de 2019. Cerca de 7 mil empregos diretos devem ser gerados.

No São João, Caruaru se veste de bandeirinhas e balões. Descentralizando os festejos, o São João da Roça contempla 12 localidades de áreas rurais. No Alto do Moura, ponto turístico conhecido como o “maior centro de artes figurativas das Américas”, a festa fica por conta de grandes forrozeiros conhecidos do público nordestino. Santanna, Flávio José, Cezzinha e Domingos Acioly são nomes confirmados para animar o público.

Comidas gigantes

A programação conta, ainda, com a realização das famosas comidas gigantes. Em Caruaru, as comidas típicas equivalem aos bonecos gigantes do Carnaval de Olinda. Este ano, são 44 iguarias. Quem visita a festa pode se deliciar com pratos gigantes de cuscuz, bolo de milho, pé de moleque, mungunzá e chocolate quente, entre outros.

Neste sábado, na abertura da festa, a programação oferece shows de Elba Ramalho, Maestro Mozart Vieira e Orquestra de Pífanos de Caruaru, Solange Almeida e Claudia Leitte.

Neste domingo (5/6), haverá a abertura de um dos polos mais visitados no mês de junho: o Mestre Vitalino, que fica no Alto do Moura. A partir do meio-dia, sobem ao palco Santanna, o cantador, Joana Angélica, Jailson Rosset e Trio Remelexo. No Pátio, a partir das 20h, tocam Eric Land, Alcymar Monteiro e Alceu Valença.

A programação completa e outras informações podem ser conferidas no Instagram @saojoaocaruaru.oficial.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?