metropoles.com

Apoiadores de Bolsonaro e Lula irão às ruas de SP no 1º de maio

Ato em favor do presidente ocorrerá na Avenida Paulista, a três quilômetros da Praça Charles Miller, onde lulistas planejam se encontrar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
bolsonaro discursando
1 de 1 bolsonaro discursando - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – Em clima de campanha eleitoral, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ocuparão as ruas de São Paulo no Dia do Trabalho, comemorado no próximo domingo, em 1º de maio. Lideranças  que defendem o mandatário e o petista já fazem chamados para os eventos.

Na Avenida Paulista, se concentrarão movimentos, políticos e apoiadores ligados ao presidente e pré-candidato à reeleição. A apenas três quilômetros dali, na Praça Charles Miller, no Pacaembu, vão se reunir movimentos sociais, centrais sindicais e artistas ao lado do pré-candidato do PT.

Até o momento, Bolsonaro não confirmou presença nem no ato da Paulista, nem em outra manifestação marcada para o dia 1º de maio – pelas redes sociais, estão sendo convocados atos em cidades de todas as regiões do país.

Em frente ao Masp

Em São Paulo, a manifestação às 14h em frente ao Masp (com previsão de término às 17h), e está sendo convocada especialmente pelo Nas Ruas nas redes sociais e em grupos de WhatsApp. Entusiasta do movimento, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) é uma das principais lideranças que têm se mobilizado pelo evento.

Integrantes do governo e os filhos do presidente, porém, não engajaram nos eventos e não publicaram nada sobre até agora, bem como o próprio presidente.

2 imagens
Ato deve ter críticas ao STF por conta da condenação do deputado Daniel Silveira.
1 de 2

Pelas redes sociais, a deputada Carla Zambelli convoca para ato na Paulista em 1º de maio.

Reprodução/Twitter
2 de 2

Ato deve ter críticas ao STF por conta da condenação do deputado Daniel Silveira.

Reprodução/Twitter

O Metrópoles apurou que grupos bolsonaristas querem levar ao menos cinco grandes carros de som à paulista. Um dos principais motes do protesto, que está sendo convocado sob o lema “pela nossa liberdade”, deve ser o caso Daniel Silveira. O deputado federal pelo PTB do Rio de Janeiro foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e logo depois recebeu um perdão de Bolsonaro.

Zambelli disse, no Twitter, que Silveira estará presente na Paulista no domingo, mas a assessoria do deputado não confirma.

Na Praça Charles Miller

A manifestação da esquerda, que contará com a presença de Lula, é organizada por movimentos como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Força Sindical, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), entre outros, e terá shows de Daniela Mercury, Leci Brandão, Francisco el Hombre, Dexter e KL Jay a partir das 10h.

2 imagens
Pauta sindicalista destaca "altas taxas de desemprego, inflação, ataques aos direitos sociais e trabalhistas, à democracia e à vida"
1 de 2

Centrais sindicais e movimentos sociais realizarão ato de 1º de maio em São Paulo com a presença de Lula e apresentação de artistas.

Divulgação/CUT
2 de 2

Pauta sindicalista destaca "altas taxas de desemprego, inflação, ataques aos direitos sociais e trabalhistas, à democracia e à vida"

Divulgação/ROBERTO PARIZOTTI (SAPÃO)/CUT

O lema do evento será “Emprego, Direitos, Democracia e Vida”. Douglas Izzo, presidente da CUT-SP, afirma que será um dia de luta por emprego “em um momento como este em que o país tem um número gigantesco de desempregados, em que o governo Bolsonaro faz duros ataques” à classe trabalhadora. “Por isso, é preciso organizar o conjunto da classe trabalhadora de uma forma unitária para garantir a luta por direitos, emprego, democracia e vida”, diz.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) foi questionada sobre o esquema de segurança que a Polícia Militar adotará nos eventos, mas ainda não retornou. O espaço segue aberto.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

 

 

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?