metropoles.com

Apex se manifesta após Carrefour francês vetar carne do Mercosul

Rede de supermercados divulgou carta aberta a sindicatos na qual disse que não vai mais vender proteína animal do bloco comercial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Joan Cros/NurPhoto via Getty Images
Imagem de fachada do supermercado Carrefour - Metrópoles
1 de 1 Imagem de fachada do supermercado Carrefour - Metrópoles - Foto: Joan Cros/NurPhoto via Getty Images

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex-Brasil) se manifestou, por meio de nota, nesta quarta-feira (20/11), após o Carrefour francês vetar a carne produzida nos países do Mercosul. A organização considerou “lamentável” a declaração do CEO da empresa, Alexandre Bompard.

A rede de supermercados anunciou, nesta quarta, que não vai comercializar nenhuma carne produzida nos países do bloco. A manifestação foi feita por meio de uma carta aberta, enviada em resposta às pressões de produtores locais.

A Apex afirmou ainda no comunicado que o Brasil é um importante produtor global e que tem “assegurado” a segurança alimentar de populações dos mais diversos países.

“Entendemos não haver motivos razoáveis para restrições à carne produzida no Mercosul. Seguimos os mais rigorosos padrões sanitários e ambientais, que garantem sua qualidade em todas as operações de venda de proteína brasileira ao exterior”, diz trecho da declaração.

Os produtores da França levantaram suspeitas sobre os padrões ambientais, sociais e de saúde dos produtos originados nos países do Mercosul. Ao que a Apex contraditou.

“É preciso que sejam rechaçadas as suspeitas infundadas e de viés protecionista lançadas sobre a carne do Brasil e dos demais países do Mercosul”, finaliza a nota.

A França passa por protestos em série dos produtores locais. O motivo é o aumento da chance da assinatura de um acordo de livre comércio entre União Europeia e Mercosul. Os agricultores franceses consideram haver uma concorrência desleal e já estão no terceiro dia de manifestações.

Pronunciamento

O Carrefour França se pronunciou ao Metrópoles, por meio de nota nesta quinta-feira (21/11). A empresa reforçou que a medida se aplica apenas às lojas na França e, portanto, o produto do Mercosul poderá continuar presente em “todos os outros países onde o Grupo Carrefour opera”.

“Em nenhum momento ela se refere à qualidade do produto do Mercosul, mas somente a uma demanda do setor agrícola francês, atualmente em um contexto de crise”, comunicou a empresa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?