Apesar de Covid e gripe, aulas retornam 100% presenciais em Goiás
Alunos da rede pública de Goiás e municipal de Goiânia retornam às aulas nesta quarta. Números da Covid e da gripe estão aumentando
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – A rede pública estadual de ensino em Goiás retoma as aulas nesta quarta-feira (19/1). Desta vez, o retorno será 100% presencial, com todos os alunos em sala, apesar do aumento dos novos casos de Covid e gripe entre a população do estado.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) já vinha avaliando e pleiteando essa retomada desde o ano passado, quando foi experimentado o retorno parcial. O órgão alega que as unidades de ensino estão todas preparadas para receber os alunos e profissionais.
Regras
Algumas medidas de segurança serão mantidas. Os alunos terão de usar máscara, fazer a higienização regular das mãos e obedecer regras de distanciamento dentro das salas de aula.
A retomada integral ocorre justo no momento em que o estado enfrenta um aumento acentuado de casos de Covid-19 e influenza H3N2. Além disso, cidades goianas já começaram a restabelecer restrições para tentar conter o avanço da pandemia.
No decorrer de 2021, a Seduc incentivou a vacinação de professores já pensando no retorno integral dos alunos às salas de aula. Até então, em Goiás, apenas 60% da população recebeu as duas doses ou dose única da vacina contra a Covid.
Capital
Na rede municipal de Goiânia, o retorno também está sendo 100% presencial nesta quarta. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), serão seguidos os protocolos sanitários estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Diante disso, toda a comunidade escolar será obrigada a cumprir medidas sanitárias como uso obrigatório de máscaras, envio de máscara reserva dentro da mochila, higienização frequente com álcool em gel, água e sabão e limpeza recorrente dos ambientes educacionais.