metropoles.com

Apenas 10 cidades paulistas aderiram à “xepa da vacina”

A prática se dá com o objetivo de evitar o desperdício de doses de imunizantes contra a Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Vacinação em SP
1 de 1 Vacinação em SP - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – Apenas 10 cidades de São Paulo adotaram a chamada “xepa da vacina”, que é o uso, no fim do dia, de doses remanescentes de imunizantes contra a Covid-19 em grupo previamente cadastrado. Estão aptas à xepa pessoas com mais de 18 anos e que possuem comorbidades ou deficiência física.

O levantamento, feito pela TV Globo, foi realizado em 39 municípios da região metropolitana de São Paulo. Pouco municípios aderiram à prática porque, geralmente, não há sobra de doses.

As cidades que adotaram a “xepa da vacina”, são: São Paulo, Diadema, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Poá, São Lourenço da Serra.

As cidades afirmaram que sobram menos doses quando a aplicação é feita com a Oxford/AstraZeneca, o imunizante pode ser utilizado até 48h após ser aberto. Já a Pfizer dura apenas seis horas após a sua abertura, e a Coronavac até oito horas.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são orientadas a evitar a abertura de frascos no final do expediente, mas se não for possível a determinação é de que nada seja desperdiçado.

Cada cidade tem seu próprio critério para a aplicação das doses remanescentes. A determinação do Estado é que a pessoa tenha 18 anos ou mais e possua alguma comorbidade, de acordo com a lista do Ministério da Saúde.

Para se inscrever a pessoa deve ir até a UBS do bairro munido de um documento de identificação (RG ou CPF), comprovante de condição de risco (exames, receitas, relatório ou prescrição médica), contendo o CRM do médico, e um comprovante de residência.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?