Aparecida (GO) terá vacinação itinerante contra raiva em cães e gatos
Imunização antirrábica estará disponível gratuitamente no sábado (17/9), em diversos bairros do município goiano. Ideia é ampliar cobertura
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – O município de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital goiana, promove neste sábado (17/9), a vacinação antirrábica itinerante em nove bairros: Cândido de Queiroz, Papillon Park, Cruzeiro do Sul, Bairro Ilda, Jardim Nova Era, Vila Sul, Jardim Maria Inês, Cidade Vera Cruz e Vila Brasília.
Os postos de imunização vão funcionar em unidades de saúde e escolas, das 8h às 17h. A ação é uma oportunidade para a população proteger gratuitamente seus cães e gatos contra a raiva, que é uma doença letal e transmissível ao ser humano.
De acordo com a gestão municipal, a ação deste sábado será a penúltima da Campanha de Vacinação Antirrábica. Desde o dia 27 de agosto a SMS tem passado por diferentes regiões da cidade, sempre aos finais de semana, levando a imunização gratuita aos animais domésticos. O objetivo é facilitar o acesso ao serviço. Além disso, a Unidade de Vigilância em Zoonoses, localizada no setor Pontal Sul, aplica a vacina antirrábica diariamente, de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h.
Quem tem mais de cinco animais domésticos também tem a facilidade de agendar a vacinação em domicílio. Assim, profissionais da SMS levam o imunizante até os animais. O agendamento é feito pelos números (62) 3545-5921 e (62) 3545-5922, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h. O serviço de vacinação domiciliar também atende casos em que os tutores dos animais tenham dificuldade de locomoção, tais como pessoas acamadas e deficientes físicos, ou que têm animais mais agressivos.
Baixa adesão
A superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Daniela Ribeiro, alerta sobre os perigos da baixa procura pela vacinação antirrábica. Segundo ela, ao todo, o município aplicou 10.099 doses de vacina em cães e 1.299 em gatos. “Nossa meta é vacinar mais de 72 mil animais em Aparecida. Mas, até o momento, apenas 11.398 foram imunizados. Um dado bastante preocupante, já que a raiva mata tanto animais quanto seres humanos”.
Daniela explica ainda que no Brasil a doença foi controlada por meio da vacinação, mas que neste ano o país já registrou um caso de contaminação em humano, o que não ocorria desde 1978. “Não podemos baixar a guarda. A imunização é anual e protege toda a comunidade. Cães e gatos contaminados com a raiva podem vir a óbito em até uma semana após apresentar sinais como agressividade, medo, depressão, ansiedade e demência. A transmissão para os seres humanos ocorre por contato com a saliva, mordidas e arranhões de animais contaminados”.
Regras
O chefe da Unidade de Vigilância em Zoonoses, Thulio Durães, explica que para receber a imunização os cães e gatos têm que ter mais de três meses de idade, incluindo fêmeas prenhas ou que acabaram de ter filhotes e estejam amamentando: “A vacinação antirrábica só não é indicada para animais doentes, desnutridos, com alta carga parasitária e em condições de estresse. De qualquer forma, antes da aplicação, nossa equipe avalia cada caso e orienta os tutores”.
Postos em funcionamento neste sábado (17 de setembro):
- UBS Cândido de Queiroz;
- UBS Papilon Park;
- UBS Cruzeiro do Sul;
- UBS Bairro Ilda;
- Cais Nova Era;
- Escola Municipal Rogério Bonifácio;
- Escola Municipal Giomar Rosa de Oliveira;
- Escola Municipal Cidade Vera Cruz;
- Colégio Estadual Professor Gervásio S. Dourado.
Com informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia