Aparecida (GO) realiza mobilização de combate à dengue
Serão três dias de trabalhos intensos envolvendo mais 200 profissionais que deverão visitar cerca de 11 mil imóveis
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – O município de Aparecida de Goiânia realiza desde quinta-feira (22/2), um mutirão de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya na região do bairro Buriti Sereno. A abertura dos trabalhos “Unidos Contra o Aedes” aconteceu no ginásio do setor, que é a base das operações, com a participação de mais de 100 agentes de endemias.
Os agentes visitam casas, comércios e demais estabelecimentos, conscientizando a população sobre os riscos e promovendo a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti. A expectativa é a de visitar cerca de 11 mil imóveis nos três dias do mutirão, que segue até sábado (24/2).
A mobilização envolve ainda profissionais de outras secretarias municipais, como as de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Educação, e tem o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) e da Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar. Os profissionais estão mobilizados de forma planejada nas fiscalizações, roçagem e limpeza de locais, pulverização de veneno e na coleta de pneus inservíveis.
Vacinação contra a dengue
No primeiro dia do mutirão, também foi realizada a vacinação contra a dengue para crianças de 10 e 11 anos no ginásio da Escola Municipal Levina Martins. Para receber a vacina, basta apresentar documentos pessoais (Certidão de nascimento ou RG e CPF ou Cartão SUS) e o cartão de vacinação, além das criança estarem acompanhadas de um responsável maior de idade.
Responsabilidade social
Na abertura da ação, o prefeito Vilmar Mariano destacou o esforço de todos os envolvidos e destacou o trabalho dos agentes de combate às endemias (ACE’s) lembrando que toda a sociedade deve contribuir para evitar focos do mosquito transmissor. “Esses profissionais são fundamentais. Mas estamos em guerra contra a dengue e essa é uma luta de cada um de nós. A responsabilidade começa na criancinha e termina no prefeito.”
“Atuamos de forma planejada há meses, além das atividades de rotina. Aprimoramos fluxos e a rede para dar assistência rápida e eficiente aos doentes e continuamos intensificando as estratégias de combate aos focos e de sensibilização dos moradores e comerciantes”, afirmou o secretário Alessandro Magalhães.
A superintendente municipal de Vigilância em Saúde, Daniela Fabiana, destacou que todos devem somar esforços par eliminar os focos de Dengue. “Dizemos à comunidade para que nos ajude nessa missão. Nosso pessoal está trabalhando incansavelmente e todos devem somar forças contra uma doença que pode ser evitada com boas práticas”.
O coordenador de Vigilância Ambiental e Zoonoses de Aparecida, Edson Fernandes, que acompanha os trabalhos, ressaltou que os ACE’s se uniram ao corpo de bombeiros e estão nas ruas, conscientizando e destruindo criadouros do mosquito. “É um exército pela vida. Escolhemos o Buriti Sereno por ter o maior índice de casos confirmados de dengue, e, graças ao esforço planejado e às parcerias, seguimos avançando nesse combate por toda a cidade.”