metropoles.com

Aparecida (GO) realiza mobilização de combate à dengue

Serão três dias de trabalhos intensos envolvendo mais 200 profissionais que deverão visitar cerca de 11 mil imóveis

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Enio Medeiros/Prefeitura de Aparecida de Goiânia
Foto colorida mostra agente de saúde em ação de combate ao mosquito da dengue em Aparecida de Goiânia (GO) - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida mostra agente de saúde em ação de combate ao mosquito da dengue em Aparecida de Goiânia (GO) - Metrópoles - Foto: Enio Medeiros/Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Goiânia – O município de Aparecida de Goiânia realiza desde quinta-feira (22/2), um mutirão de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya na região do bairro Buriti Sereno. A abertura dos trabalhos “Unidos Contra o Aedes” aconteceu no ginásio do setor, que é a base das operações, com a participação de mais de 100 agentes de endemias.

Os agentes visitam casas, comércios e demais estabelecimentos, conscientizando a população sobre os riscos e promovendo a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti. A expectativa é a de visitar cerca de 11 mil imóveis nos três dias do mutirão, que segue até sábado (24/2).

A mobilização envolve ainda profissionais de outras secretarias municipais, como as de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Educação, e tem o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) e da Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar. Os profissionais estão mobilizados de forma planejada nas fiscalizações, roçagem e limpeza de locais, pulverização de veneno e na coleta de pneus inservíveis.

Vacinação contra a dengue

No primeiro dia do mutirão, também foi realizada a vacinação contra a dengue para crianças de 10 e 11 anos no ginásio da Escola Municipal Levina Martins. Para receber a vacina, basta apresentar documentos pessoais (Certidão de nascimento ou RG e CPF ou Cartão SUS) e o cartão de vacinação, além das criança estarem acompanhadas de um responsável maior de idade.

Responsabilidade social

Na abertura da ação, o prefeito Vilmar Mariano destacou o esforço de todos os envolvidos e destacou o trabalho dos agentes de combate às endemias (ACE’s) lembrando que toda a sociedade deve contribuir para evitar focos do mosquito transmissor. “Esses profissionais são fundamentais. Mas estamos em guerra contra a dengue e essa é uma luta de cada um de nós. A responsabilidade começa na criancinha e termina no prefeito.”

“Atuamos de forma planejada há meses, além das atividades de rotina. Aprimoramos fluxos e a rede para dar assistência rápida e eficiente aos doentes e continuamos intensificando as estratégias de combate aos focos e de sensibilização dos moradores e comerciantes”, afirmou o secretário Alessandro Magalhães.

A superintendente municipal de Vigilância em Saúde, Daniela Fabiana, destacou que todos devem somar esforços par eliminar os focos de Dengue. “Dizemos à comunidade para que nos ajude nessa missão. Nosso pessoal está trabalhando incansavelmente e todos devem somar forças contra uma doença que pode ser evitada com boas práticas”.

O coordenador de Vigilância Ambiental e Zoonoses de Aparecida, Edson Fernandes, que acompanha os trabalhos, ressaltou que os ACE’s se uniram ao corpo de bombeiros e estão nas ruas, conscientizando e destruindo criadouros do mosquito. “É um exército pela vida. Escolhemos o Buriti Sereno por ter o maior índice de casos confirmados de dengue, e, graças ao esforço planejado e às parcerias, seguimos avançando nesse combate por toda a cidade.”

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?