Aparecida (GO) realiza atividades com avaliações médicas para homens
Ao longo deste mês, estão sendo ofertadas na unidade de saúde avaliações e consultas sem necessidade de agendamento para homens
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Como parte da mobilização do Novembro Azul, mês dedicado à promoção da saúde masculina com foco na prevenção de doenças e no estímulo ao autocuidado, o município de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital goiana, tem realizado eventos alusivos ao tema.
Nessa terça-feira (28/11), foi a vez da comunidade atendida pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do Residencial Anhambi ser beneficiada com uma atividade externa na Praça da Avenida 21 de Abril com a Rua 37 (Jardim Tiradentes).
Ao longo do mês, a equipe da UBS flexibilizou as agendas para acolher os homens, ofertando avaliações médicas e consultas de maneira facilitada para incentivar o público masculino a cuidar da saúde. Os resultados obtidos foram positivos, contabilizando, apenas de 1º a 28 de novembro, mais de 290 atendimentos para pacientes de 20 até acima de 80 anos de idade.
No encontro na praça próxima à UBS, os profissionais se juntaram a dezenas de usuários, mulheres e homens, numa manhã educativa e descontraída. Dentre os temas abordados, foi dado destaque para o câncer de próstata, o mais incidente no sexo masculino depois do câncer de pele não melanoma e o segundo que mais mata, atrás apenas do de pulmão. As palestras ainda trataram do autocuidado e da importância dos hábitos saudáveis para uma vida mais plena e segura.
Além disso, houve orientações sobre os cuidados relativos à saúde mental, às infecções sexualmente transmissíveis e às doenças crônicas como a hipertensão e a diabetes. E mais: foram feitas atividades físicas, rodas de conversas, distribuição de preservativos, triagem para avaliações médicas na UBS sem agendamento para os homens, distribuição de sucos de frutas e sorteios de cestas básicas e de kits do Boticário, cuecas e meias.
Prevenção e confiança
“O ano inteiro, com maior ênfase nos meses temáticos, atuamos em toda a cidade estimulando a cultura da prevenção. No caso do Novembro Azul, consideramos o fato de que os homens têm mais doenças cardíacas, diabetes, câncer e têm a pressão arterial mais elevada do que as mulheres porque cuidam mal da própria saúde e só procuram ajuda quando já estão doentes”, afirmou o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.
“Por isso, eventos educativos e com ações diferenciadas são excelentes estratégias para ajudar a conscientizar a população. Já está comprovado que a detecção precoce de doenças contribui para uma melhor expectativa de vida e com maior percentual de cura, às vezes de até 90%”.
Diretor da UBS Anhambi há mais de 4 anos, João Pedro Batista ressaltou que a ação na Praça marca um mês inteiro de atividades em prol da saúde integral masculina: “Trabalhamos nessa mobilização na sensibilização deste público. O foco da Atenção Básica é cuidar da prevenção e vemos aqui hoje muitas mulheres. Nesse caso, elas são replicadoras, vão levar informações para maridos, filhos, parentes e amigos que não vieram. Nossa equipe é eficiente e dedicada, acreditamos que não basta estar dentro da UBS, é preciso ir onde o povo está e estreitar sempre os laços de confiança com a comunidade”.
Dentre as palestras, a da enfermeira Camyle Santos frisou a importância fundamental de hábitos preventivos tais como a realização de testes e exames que precisam ser realizados com frequência (Hemograma completo, exame da próstata em caso de indicação médica, verificação de pressão arterial, dosagem da glicemia e do colesterol, exame de urina e atualização da carteira vacinal, dentre outros).
Ela enfatizou: “Para nossas famílias e amigos nós somos insubstituíveis, únicos e especiais. Vamos evitar o pior cuidando da saúde por nós mesmos e também por aqueles que amamos e que precisam de nós”.
Com informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia.