Aparecida (GO) promove atualização sobre dengue para médicos
Iniciativa visa garantir que eles estejam mais preparados para lidar com o aumento do número de casos da doença
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – O município de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital goiana, está capacitando todos os médicos da rede sobre o atendimento a casos suspeitos e confirmados de dengue. Estão sendo promovidas atualizações tanto presenciais, quanto por vídeo aula.
Na tarde dessa quarta-feira (7/2), foi a vez dos profissionais da atenção primária que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) assistirem a uma aula, ministrada na Cidade Administrativa pela infectologista Thaís Alarcon Duarte Braga, credenciada na SMS e que atua também no Hospital de Doenças Tropicais (HDT), em Goiânia.
“Um profissional de Saúde precisa estar sempre atualizado e trabalhamos isso de forma continuada em Aparecida. No caso da dengue, já temos tomado diversas providências devido ao aumento dos casos, como essa capacitação em massa. Já abrimos o atendimento a casos suspeitos e confirmados da doença sem necessidade de agendamento nas 42 UBS’s, dentre outras iniciativas”, destacou o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.
O superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, contou que o plano de enfrentamento da SMS às arboviroses, como dengue, chikungunya e zika, também inclui, além de outras medidas, o reforço do estoque de insumos necessários do almoxarifado, a ampliação da oferta de exames laboratoriais para a atenção básica e a urgência e a capacitação presencial de todos os coordenadores da rede pela médica infectologista Thaís Alarcon.
Já o coordenador médico da Rede de Urgências da SMS, Henrique do Carmo, ressaltou que “entendendo as duas realidades, da atenção básica e das urgências, com rotinas médicas distintas, traçamos duas estratégias diferentes. Estamos fazendo essa capacitação hoje e preparamos uma vídeo aula com a doutora Thaís que será aplicada durante os plantões de urgência para capacitarmos os médicos do setor”.
“Além disso, com o apoio da governança clínica atualizamos o protocolo municipal do manejo clínico da dengue e das outras arboviroses. Com isso, teremos uma boa adesão dos médicos trazendo maior segurança e qualidade assistencial para nossos pacientes”, completou.
Adesão dos médicos
Na capacitação desta quarta, o médico André Antunes Coutinho, da equipe da UBS Buriti Sereno, elogiou a iniciativa: “Esse treinamento vai nos ajudar bastante para nos atualizar e passaremos esse conhecimento para nossos colegas e para a população. Também focamos na diferenciação dos casos de dengue com os de síndrome gripal que estão aumentando em todo o país e entendemos melhor os novos fluxos internos e a melhor forma de conduzir os casos na hora oportuna. Estamos gratos por essa aula, veio em boa hora”.
A médica Isabela Oliveira Carvalho, da UBS Pontal Sul II, concordou com o colega: “Para nós que estamos na atenção primária é fundamental estarmos atualizados com os protocolos para auxiliar ao máximo nesse combate à dengue. Dessa forma podemos acolher as pessoas, fazer os primeiros atendimentos e dar o manejo adequado com a rede devidamente integrada para garantir o melhor tratamento possível para nossos pacientes”.
Como está o atendimento à dengue em Aparecida
O atendimento nas UBSs é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Para ser atendido sem agendamento, os pacientes com sintomas de dengue só precisam apresentar documentos pessoais, cartão SUS e comprovante de endereço.
As consultas ocorrem seguindo a agenda e a capacidade de cada unidade. Ao mesmo tempo, as UPA’s e Cais continuam atendendo 24 horas, todos os dias da semana, sem agendamento, aos pacientes com suspeita de dengue, principalmente os casos mais graves.