metropoles.com

Aparecida (GO) participa de projeto de qualificação em cardiologia

Iniciativa vai aperfeiçoar o atendimento ofertado nas UPAs para pacientes com suspeita de infarto. Projeto é do Ministério da Saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Claudivino Antunes/Prefeitura de Aparecida de Goiânia
goias atendimento cardiaco aparecida de goiania
1 de 1 goias atendimento cardiaco aparecida de goiania - Foto: Claudivino Antunes/Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Goiânia – Todas as três Unidades de Pronto Atendimento de Aparecida de Goiânia (UPAs Brasicon, Buriti e Flamboyant), município da região metropolitana da capital goiana, foram selecionadas para o projeto de Apoio à Implementação das Boas Práticas na Atenção à Cardiologia e Urgências Cardiovasculares, do Ministério da Saúde, em parceria com a Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP), instituição referência na área.

Com isso, o município receberá consultoria e apoio para melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes com suspeita de infarto agudo do miocárdio. Aparecida foi a cidade goiana com mais UPAs aptas a participarem do projeto.

“Nossas unidades já contam com estrutura para socorrer pacientes com suspeita de infarto agudo do miocárdio. Todas têm eletrocardiograma e medicação específica para tratamento do quadro. Aparecida também monitora e avalia todos os atendimentos realizados nas unidades de urgência em geral e sobre síndromes coronarianas. Tudo isso foi considerado pelo Ministério da Saúde ao selecionar os participantes do projeto. Ficamos muito felizes com o resultado, porque quem ganha é a população”, comemora o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães.

Melhorias

O projeto de Apoio à Implementação das Boas Práticas na Atenção à Cardiologia e Urgências Cardiovasculares começa agora e segue até o final do ano. Profissionais do Ministério da Saúde e do BP vão fazer um diagnóstico das unidades para apontar melhorias. Eles também auxiliarão na elaboração e adaptação de protocolos institucionais e fluxos, realização de laudos de eletrocardiograma qualificados, além de capacitações para os profissionais das UPAs.

“Infarto do miocárdio é uma doença que exige atendimento rápido e eficiente. Nosso objetivo, com esse projeto, é aperfeiçoar as estratégias de intervenções que já utilizamos. Pacientes com suspeita de infarto precisam ter um desfecho clínico rápido, com qualidade e segurança, para evitar sequelas e óbitos. Com o apoio do Ministério da Saúde e da BP tenho certeza que vamos potencializar nossa assistência”, afirma o superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção.

Projeto

As doenças cardiovasculares são consideradas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte no mundo. Para diminuir os índices de mortalidade, o Ministério da Saúde desenvolve, desde 2012, o “Apoio à Implementação das Boas Práticas na Atenção à Cardiologia e Urgências Cardiovasculares”. O projeto é realizado por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). Em Aparecida, será conduzido pelo BP, maior polo privado de saúde da América Latina em número de leitos.

Com informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?