metropoles.com

Aparecida (GO): pacientes do HMAP têm terapia com cavalos da polícia

Equoterapia, abordagem baseada na interação com cavalos, trabalha o fortalecimento muscular, melhoria da postura e coordenação motora

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/HMAP
imagem colorida equoterapia hmap aparecida
1 de 1 imagem colorida equoterapia hmap aparecida - Foto: Divulgação/HMAP

Goiânia – Uma visita inusitada e sempre emocionante, especialmente para quem está em tratamento. Assim é descrita a equoterapia, uma intervenção terapêutica que acontece ao menos uma vez por mês, desde outubro de 2022, no Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP), unidade administrada pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

Realizada em parceria com o Regimento de Cavalaria Montada da Polícia Militar de Goiás, as sessões proprocionam uma série de benefícios físicos, emocionais e psicológicos aos pacientes adultos e crianças.

Nessa quinta-feira (27/6), como de costume, a égua Mara Rosa e o cavalo Valparaíso chegaram bem cedo ao hospital e logo fizeram a festa dos pacientes. Richard, de 14 anos, está há 10 dias internado e a previsão de alta ocorre na mesma data. Uma despedida e tanto, segundo ele.

“Eu nunca andei a cavalo. Vai ser a primeira vez e eu não estou com medo”, se entusiasma o adolescente. Outra paciente que se esbalda com a visita é a Esther, de 6 anos. Assim que desceu do quarto onde já está há 4 dias, abriu um sorriso de orelha a orelha.

Terapia com animais

A equoterapia, uma abordagem baseada na interação com cavalos, tem se mostrado eficaz no fortalecimento muscular, melhoria da postura, coordenação motora e equilíbrio dos pacientes. Além disso, a conexão com os animais e a natureza promove o bem-estar emocional, aumenta a autoconfiança e a autoestima por estimular a socialização e o desenvolvimento cognitivo.

“O paciente hospitalizado que vem enfrentando uma doença já tem uma fragilidade emocional importante. Por isso, pequenos gestos fazem toda a diferença no tratamento”, conta Gean Carlos Alves, coordenador multiprofissional do HMAP.

A alternativa terapêutica é mais uma iniciativa de humanização proporcionada a pacientes internados no HMAP desde o início da gestão da unidade pelo Einstein. De outubro de 2022 até maio de 2024, cerca de 400 pacientes já foram beneficiados pela ação. Na visita de hoje, 15 foram contemplados.

Gean explica que o paciente passa, inicialmente, por uma avaliação com equipe multiprofissional que envolve a fisioterapia, terapia ocupacional e psicologia. “Depois dessa triagem inicial, é feita uma nova avaliação, desta vez pela equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, para identificar se o paciente tem algum bloqueio por restrição, por precaução de contato ou precaução por aerossóis”, esclarece. Se não houver nenhuma barreira de segurança, é liberado para participar da visita.

Com informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?