Aparecida (GO) oferece atendimento do programa de Olho na Visão
Projeto é idealizado pelo Conselho Municipal do Idoso, com apoio da Secretaria de Assistência Social e Banco de Olhos de Goiás
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – O município de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Conselho Municipal do Idoso, iniciou nesta semana os atendimentos do programa de Olho na Visão. A iniciativa é realizada junto à Fundação Banco de Olhos de Goiás e deve disponibilizar centenas de atendimentos aos idosos da cidade na área oftalmológica.
“Esse projeto contempla idosos, que moram em nosso município com pré-diagnóstico de cirurgia e catarata. Hoje, são 100 atendimentos diretos, nos quais todos vão passar por consultas, exames oftalmológicos e, em casos de cirurgia, serão encaminhados para o procedimento em uma nova data, assim que todos os exames pré-operatórios estiverem prontos”, afirmou a secretária de Assistência Social, Sulnara Santana.
As consultas começaram nessa quinta-feira (17/8) e devem atender os idosos assistidos pelos programas sociais de Aparecida. Os recursos são oriundos de grandes empresas nacionais presentes na cidade, arrecadados pela Fundação Banco de Olhos e obtidos por meio da destinação tributária que são viabilizadas a fim de garantir a assistência básica à comunidade idosa de Aparecida. A captação desses recursos tem a chancela do Conselho Municipal do Idoso.
“Os serviços devem ser oferecidos a pessoas com 60 anos ou mais e que sejam residentes de Aparecida. Serão ofertados consultas, cirurgias e outros diversos serviços que devem reduzir a espera por atendimento. Queremos zerar essa fila de espera”, afirma o vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso, Gilmar Rodovalho.
Além dos atendimentos, o programa deve realizar 1650 exames, até 400 cirurgias de catarata e pterígio e a fabricação de 500 óculos para pessoas com 60 anos ou mais e residentes em Aparecida. A expectativa da Secretaria de Saúde é que, com esses atendimentos, a fila de espera seja zerada no âmbito do atendimento municipal.
Com informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia