Aparecida (GO) inaugura clínica pública para crianças com autismo
Segundo a prefeitura, clínica será a maior unidade pública de Goiás especializada no atendimento precoce de crianças com autismo
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (5/4), em Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital goiana, a Clinica TEIA. De acordo com a gestão do município, a clínica será a maior unidade pública de Goiás especializada no atendimento precoce de crianças com autismo.
A Clínica Teia é fruto de convênio da Prefeitura de Aparecida com a Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), que vai gerenciar a unidade. No local serão atendidas crianças de 1 a 6 anos de idade que tenham o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“As crianças terão acompanhamento intensivo e já comprovadamente eficaz. Começaremos com o atendimento de 120 pacientes com todos os graus de autismo, podendo chegar a 500, sempre encaminhados pela Central de Regulação de Aparecida. O TEA não tem cura, mas o diagnóstico precoce permite o desenvolvimento de práticas para estimular a independência e a funcionalidade dessas crianças”, afirma o secretário municipal de saúde, Alessandro Magalhães.
Na Clínica Teia, os profissionais vão atuar seguindo um protocolo próprio desenvolvido de acordo com a ciência da Análise do Comportamento Aplicada ao TEA, a ABA, considerada por especialistas como a maior referência mundial na atualidade em tratamento terapêutico.
Com informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia