Aparecida (GO) envia a vereadores PL que estabelece piso da enfermagem
Medida vai contemplar 1.580 profissionais que atuam na área e pagamento será retroativo a maio
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – O gestão municipal de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital goiana, enviou à Câmara Municipal, nessa segunda-feira (30/10), projeto de lei que estabelece a regulamentação do repasse da assistência financeira da União para cumprimento do piso salarial nacional dos enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a medida vai contemplar cerca de 1.580 dos 2.100 profissionais da área que atuam em Aparecida de Goiânia. Além do pagamento do piso, foi anunciado o repasse retroativo ao mês de maio. A categoria deve receber o piso nacional já no mês de novembro após aprovação da matéria pela Câmara Municipal e sansão do projeto de lei pelo prefeito Vilmar Mariano.
A solenidade de anúncio de envio do projeto ao Poder Legislativo foi realizada no Anfiteatro Municipal Cantor Leandro. O prefeito Vilmar Mariano (MDB), que está em observação no Hospital Municipal de Aparecida (HMAP) Iris Rezende Machado, foi representado pelo seu irmão Huarlen Mariano. O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, vereadores e outros secretários também marcaram presença.
“Hoje, o prefeito Vilmar Mariano está enviando um projeto de lei para cumprir a determinação do piso da enfermagem aprovado pelo Ministério da Saúde. Com isso, o município fará o repasse do recurso recebido pelo ministério aos profissionais da categoria”, explicou Alessandro Magalhães.
O projeto de lei deve ser aprovado na próxima sessão do Legislativo. “O Poder Legislativo, como sempre fez, vai agilizar a aprovação deste projeto. A categoria, que tanto salvou vidas na pandemia, terá seu direito assegurado”, pontou o vereador Willian Panda (PSB), que enalteceu o trabalho do prefeito e do secretário de Saúde.
Com informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia.