Aparecida (GO) criou quase 6 mil empregos formais em 2022
Segundo a prefeitura de Aparecida, setor de serviços é o que mais emprega, com 44% dos contratados
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – A publicação mais recente do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) traz o balanço dos empregos formais gerados no Brasil. Conforme o levantamento, o município de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital goiana, abriu 5.802 novas vagas de trabalho de carteira assinada em 2022, saldo 14,5% maior do que o registrado em 2021, quando o município criou 5.064 novos empregos na iniciativa privada.
De acordo com o Caged, a cidade encerrou 2022 com 108.797 vagas ocupadas. A maior parte desses trabalhadores formais (44%) atua na prestação de serviços, que até dezembro empregava 47.766 mil pessoas.
O comércio é o segundo maior polo empregador em Aparecida, com 26.934 trabalhadores, quase 25% do total de empregos formais. A indústria aparece na terceira posição empregando 22.315 pessoas (20% das vagas ocupadas).
A construção civil, com 11.526 trabalhadores (10%), e a agropecuária, que tem 256 contratados em Aparecida (0,2%), completam o rol dos segmentos geradores de empregos formais na cidade.
Para o secretário municipal do Trabalho, Jeferson Ferreira, o saldo positivo em 2022 reflete resultados de ações executadas pela gestão municipal para estreitar o relacionamento com o setor produtivo. Ele exemplifica com um evento realizado na semana passada, na Casa do Empreendedor do Bairro Cardoso, onde a Prefeitura abriu espaço para que empresas selecionassem mais de 500 candidatos num só dia.
“Como agentes públicos, trabalhamos para tornar essas vagas visíveis e acessíveis. Mas não só isso: através da plataforma trabalho.aparecida.go.gov.br, oferecemos vários cursos profissionalizantes gratuitos, ministrados on-line por instituições parceiras da Prefeitura de Aparecida”, conclui o gestor.
Com informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia