Aparecida (GO) celebra aniversário com desfile e bolo de 101 metros
Autoridades políticas de Aparecida (GO) prestigiaram evento realizado na Avenida Independência nessa quinta-feira (11/5)
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Milhares de pessoas assistiram nessa quinta-feira,11, ao desfile cívico em homenagem aos 101 anos de fundação de Aparecida de Goiânia, município da região metropolitana da capital goiana. O evento foi realizado na Avenida Independência, na Região Central, e foi prestigiado por dezenas de autoridades.
O dia de festa em homenagem à cidade começou com o tradicional ‘parabéns para você’ seguido pela distribuição de um bolo temático de 101 metros.
O fesfile começou com execução do Hino Nacional e do Hino de Aparecida. Em seguida, o público assistiu às apresentações do Exército Brasileiro, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, bandas marciais e grupos locais que preservam a cultura local. O encerramento foi marcado pelas manobras do grupo Doideira Moto Show.
Ao longo do desfile estudantes de escolas públicas exibiram faixas e cartazes contando um pouco da história da cidade. Um caminhão aberto desfilou com objetos antigos e uma réplica Igreja Matriz para ilustrar como a cidade surgiu em torno do pequeno templo religioso. “Aparecida cresceu e Apareceu para nosso País. Aparecida é uma cidade grande, mas com seu jeito interiorano e amoroso. É uma alegria celebrarmos o aniversário de nossa cidade”, disse o prefeito Vilmar Mariano à imprensa.
Orgulho
Denise de Jesus, que mora no Setor Conde dos Arcos, acompanha o desfile todos os anos. “Vou levar bolo para casa para minha barrigudinha [filha]”, disse. Sobre a cidade, ela assegura que Aparecida enche sua gente de orgulho. “A cidade melhorou muito, melhorou a saúde, esporte e lazer, melhorou a educação. Aparecida mudou da água para o vinho”.
Marlene Evangelista classificou o bolo como “saboroso”. Moradora do Setor Serra Dourada 3 apontou que a segurança pública melhorou muito nos últimos anos. “Quando vim para cá [Aparecida] era muito perigoso, tinham muitos roubos, não podíamos sair direito nem no portão de casa que éramos roubados. Agora, está mais calmo e com mais policiamento. Aqui é uma cidade melhor”.
Acompanhadas pelos pais ou responsáveis a criançada também curtiu o desfile. “Eu amo essa cidade, nasci aqui e quero morrer aqui”, disse Caio Henrique, de 12 anos. O estudante, que mora no Parque Rio das Pedras, apontou as atrações que mais gostou. “Gostei mais do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da CPE”. Sobre a cidade em geral, ele destacou que gosta dos “shoppings e do rodeio”.
Maria Rodrigues, que mora na cidade há 45 anos, classificou o desfile como “lindo”. A moradora do Setor Colina Azul também celebrou os avanços alcançados nas últimas décadas. “Eu vi uma mudança muito grande quando o Maguito Vilela foi prefeito. Depois, veio o Gustavo e continuou. Agora, o Vilmarzinho faz um bom trabalho”.
Shows
As comemorações em alusão aos 101 anos de Aparecida de Goiânia seguem até o domingo (14/5). Com portões abertos, o Aparecida é Show é realizado no estacionamento da Cidade Administrativa Maguito Vilela. Nesta sexta-feira (12/5), o cantor Léo Magalhães vai comandar a festa. No sábado (13/5), será a vez do sertanejo Eduardo Costa. No domingo, a banda Raça Negra e a final das montarias de rodeio encerram a semana festiva.
O tradicional desfile cívico em homenagem ao aniversário da cidade foi prestigiado por diversas autoridades políticas. Participaram os deputados estaduais Veter Martins, Major Araújo e Mauro Rubem; o deputado federal Professor Alcides; o ex-deputado federal João Campos; vereadores e ex-vereadores; secretários municipais e líderes religiosos e empresariais.