metropoles.com

Aparecida (GO) alerta para a prevenção da dengue no período chuvoso

Segundo a gestão municipal, ações preventivas serão realizadas durante todo o ano para impedir criadouros do mosquito aedes aegypti

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Enio Medeiros/Prefeitura de Aparecida de Goiânia
Foto colorida mostra agente de saúde em ação de combate ao mosquito da dengue em Aparecida de Goiânia (GO) - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida mostra agente de saúde em ação de combate ao mosquito da dengue em Aparecida de Goiânia (GO) - Metrópoles - Foto: Enio Medeiros/Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Goiânia – O município de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital goiana, realiza o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e da chikungunya, o ano inteiro com atividades que vão desde forças-tarefa, ações educativas com foco na prevenção até visitas domiciliares, bloqueios e recolhimento de pneus, dentre outras.

Agora, com o início do período chuvoso, a gestão municipal intensifica as ações e os profissionais alertam a população para que faça a sua parte impedindo o surgimento de criadouros do mosquito.

De acordo com o mais recente boletim da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), referente à 38ª semana epidemiológica, nesses nove meses de 2022 já foram notificados mais de 23 mil casos da dengue na cidade, um aumento de 105% em comparação com o ano passado.

“Neste ano já confirmamos 21.604 casos da doença em pessoas residentes no município, sendo 33 graves. São dados preocupantes e por isso alertamos a população para não descuidar das medidas preventivas. Nossas equipes estão atuando, mas é essencial a participação de toda a comunidade”, enfatiza o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.

Participação fundamental da sociedade

“O pessoal da Vigilância Ambiental faz um enfrentamento amplo e minucioso ao mosquito transmissor da dengue o ano inteiro, sempre em regime de alerta, no combate à proliferação do mosquito e também na conscientização social de crianças e adultos. Todavia, repito que a participação efetiva da sociedade é indispensável porque a maioria dos focos do inseto está nas residências e isso pode ser transformado com o simples ato de não deixar água acumulada nem mesmo num pedacinho de um copinho descartado irregularmente”, frisa Alessandro Magalhães.

O coordenador interino de Vigilância Ambiental, Flávio Ned Alves, instrui a população sobre as medidas preventivas mais importantes: “Não joguem nenhum tipo de lixo em terrenos baldios, acondicionem adequadamente o lixo doméstico, limpem o quintal, calhas e piscinas, mantenham cobertos os reservatórios de água (caixas d’água, cisternas, fossas e outros) e também denunciem possíveis locais que possam estar acumulando água e se tornando possível criadouro de mosquitos.”

Como denunciar

Quem souber de casos de acúmulo de material reciclável ou lixo que geram transtornos e podem ter focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, deve denunciar para a coordenação de Vigilância Ambiental pelo telefone (62) 3545-4819.

Com informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?