metropoles.com

Aparecida de Goiânia entrega sensores para controlar diabetes infantil

Programa Viver + Feliz melhora o controle da diabetes infantil em pacientes dos 4 aos 14 anos com mais conforto em Aparecida de Goiânia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Prefeitura de Aparecida de Goiânia
aparelho diabetes aparecida
1 de 1 aparelho diabetes aparecida - Foto: Divulgação/Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Goiânia – O município de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital goiana, lançou nesta quinta-feira (27/10), o Programa Viver + Feliz de controle da diabetes infantil para usuários de 4 a 14 anos de idade. Ao longo do dia, em duas etapas, 51 crianças foram beneficiadas.

De acordo com a administração municipal de Aparecida de Goiânia, a iniciativa consiste no fornecimento de um sensor aplicado na parte posterior superior do braço que mede de forma contínua as leituras da glicose e armazena os dados. O dispositivo causa menos incômodo às crianças porque evita as constantes picadas nos dedos com lancetas para aferição da glicemia, além de reduzir internações e propiciar melhor qualidade de vida e um monitoramento mais eficaz da doença.

Menos dor, mais tranquilidade

Segundo o secretário de Saúde Alessandro Magalhães, crianças e adolescentes com diabetes tipo 1 precisam fazer várias medições glicêmicas por dia para controle da doença e ajustes da insulina, da dieta e das atividades do paciente. “Muitos precisam colher a gotinha de sangue para pingar na fita reagente de 4 a 6 vezes por dia, o que gera desconforto e dor. Então vamos fornecer este dispositivo para que essas crianças possam sofrer menos, ter a diabetes melhor controlada e ainda poderem brincar, nadar, tomar banho e praticar exercícios físicos com o sensor, ou seja, levar uma vida mais ativa e feliz”, aponta Alessandro.

Menos internações com aparelho de uso simplificado

“Imagine uma criança de 4 anos tendo que furar o dedo 4 vezes por dia, é um sofrimento. Já com essa nova tecnologia ela vai receber uma plaquinha, um adesivo no braço, e ali serão feitas as medições. Além disso, através dessa ferramenta acompanharemos a medição diária pelo aplicativo que o produto disponibiliza para a secretaria. E mais: por determinação do prefeito Vilmar Mariano vamos adequar a Central de Telemedicina para monitorar essas crianças”, acrescenta o secretário.

Alessandro Magalhães ainda frisa que o programa Viver + Feliz “certamente vai reduzir as internações de crianças com diabetes dentro do município. No ano passado, tivemos 292 internações do tipo que é possível evitar acompanhando, monitorando e dando um atendimento aprimorado para essas crianças. Para inserir alguém no Programa o responsável pela criança, se já tem a indicação de um endocrinologista para o aparelho, deve procurar a Farmácia Distrital levando documentos pessoais, comprovante de endereço de Aparecida, receita médica e relatório. Caso não tenha, deve ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para avaliação e encaminhamento para um endocrinologista, vai agendar e esse profissional vai avaliar qual é o melhor caminho para essa criança, se é indicado ou não o dispositivo, e aí vamos disponibilizar.”

Quem pode participar

O programa abrange pessoas de 4 a 14 anos de idade com diabetes tipo 1 que serão orientadas a montar um processo de acordo com os protocolos do município para recebimento de dois dispositivos a cada 28 dias. Depois, já inserida no programa, a criança ou adolescente passa a receber acompanhamento trimestral no CEM com médicos endocrinologistas.

Todas as crianças que receberam o aparelho passaram por triagem, os pais ou responsáveis responderam um questionário detalhado de monitoramento e na hora da colocação do dispositivo os profissionais tiraram dúvidas das famílias e explicaram como usar o equipamento.

A apoiadora médica da coordenação, Kátia Bomfim, acompanhou os trabalhos e deu orientações técnicas para os familiares. Ao fim da entrega, cada criança ganhou um kit contendo um gibi da Turma da Mônica sobre diabetes, uma caneta e um
livrinho explicativo do dispositivo.

Com informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?