Apagão: usuários de metrô andam sobre trilhos em Salvador; vídeo
Diversos estados do Sudeste e Nordeste registram falta de energia. Em Salvador, trens ficaram parados nos trilhos
atualizado
Compartilhar notícia
Diversas cidades do país registram falta de energia na manhã desta terça-feira (15/8). Em nota, o Ministério de Minas e Energia (MME) informou que, a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga, o que causou o apagão em escala nacional.
Em Salvador (BA), os usuários do metrô se arriscaram e andaram sobre os trilhos, depois que os trens ficaram parados em razão da falta de energia. Veja o vídeo:
Apagão
A situação começou às 8h20, e os estados de Alagoas, Amazonas, Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Paraíba e Tocantins foram afetados, além do Distrito Federal.
Entre as principais reclamações estão a perda do acesso à internet, elevadores que pararam de funcionar e congestionamentos causados por causa de semáforos desligados, além de problemas no transporte público, como falhas nos metrôs de São Paulo e Belo Horizonte.
O grupo Equatorial Energia, responsável pela administração da energia em estados como Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul, publicou uma nota na qual afirma que, nessas áreas, a ocorrência dos apagões teve incidência por volta das 8h30.
No Distrito Federal, a Neoenergia informou que “uma ocorrência de grande porte no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou o suprimento de energia em diversos estados brasileiros”. No entanto, às 9h01, o problema havia sido resolvido.