Apagão: houve separação elétrica entre regiões, diz ONS; causas são investigadas
A recomposição da energia foi concluída no Sul e Sudeste e já restabeleceu 38% da carga da Região Norte e 80% da Região Nordeste
atualizado
Compartilhar notícia
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que o apagão que afetou 25 estados e o DF, na manhã desta terça-feira (15/8), foi resultado de uma ocorrência no sistema que causou a “separação elétrica” das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas áreas. As causas do problema ainda são investigadas.
De acordo com o órgão, houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia. “A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência”, explicou a ONS, em nota. Na prática, é como se as regiões Norte e Nordeste do país tivessem se desconectado do Sul e Sudeste. A ação programada foi para evitar que o problema se espalhasse na rede.
Os problemas começaram às 8h20 e, além do Distrito Federal, atingiram as seguintes unidades da Federação: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins. Fora do sistema interligado nacional, Roraima é o único estado que não foi afetado pelo apagão.
Conforme a nota, atualizada às 11h50, a energia nas regiões Sul e Sudeste foi restabelecida. “Até as 11h40, já foram recompostos 38% da carga da Região Norte e 80% da Região Nordeste. Recomposição concluída nas regiões Sul e Sudeste.”
Segundo a ONS, “o operador, assim que identificou a situação, iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões”.
Subestação Xingu
Ainda de acordo com o ONS, informações preliminares dão conta de que o apagão teria começado na Subestação Xingu, que fica na cidade de Anapu (PA), a menos de 20 km da usina hidrelétrica de Belo Monte (PA).
A subestação recebe energia da usina de Belo Monte, faz o tratamento técnico da energia e distribui a eletricidade para o restante do Brasil. De lá, por exemplo, sai uma extensa linha de transmissão que leva energia para o Rio de Janeiro.
A ocorrência não necessariamente se trata de uma falta de energia, mas uma falha operacional que faz a subestação parar de funcionar.
Leia a íntegra da nota do ONS:
“Ocorrência no SIN interrompe 16 mil MW em todas as regiões do país. Até as 11h40, já foram recompostos 13.500 MW de carga, 38% da carga da Região Norte e 80% da Região Nordeste. Recomposição concluída nas regiões Sul e Sudeste.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirma que hoje, dia 15 de agosto, às 8h31m, houve uma ocorrência no sistema que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões. Houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência.
O operador, assim que identificou a situação, iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.“