metropoles.com

Apagão no Amapá faz governo mobilizar equipe. Energia pode demorar a voltar

Ministro Bento Albuquerque disse que equipes buscam recuperar ao menos entre 60% e 70% da carga local de forma mais imediata

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Bento Albuquerque, ministro de Minas e Energia
1 de 1 Bento Albuquerque, ministro de Minas e Energia - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque (foto em destaque), foi ao Amapá para avaliar o apagão elétrico que atinge o estado desde a terça-feira (3/11). Integrantes do gabinete de crise montado a mando do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) também foram mobilizados para irem até o local.

Albuquerque deu a informação em vídeo publicado no Instagram, ao lado do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). O senador deixou de presidir a votação de vetos presidenciais no Congresso Nacional para voltar ao estado de origem.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Confira a mensagem do Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e do Presidente do @senadofederal, Davi Alcolumbre, em relação à situação do Amapá, que, no momento, conta com grande parte do estado sem energia elétrica.

Uma publicação compartilhada por Ministério de Minas e Energia (@minaseenergia) em

Demora

Apesar dos esforços, a retomada total do suprimento elétrico no Amapá ainda pode levar dias. No momento equipes buscam recuperar ao menos entre 60% e 70% da carga local de forma mais imediata, talvez ainda nesta quinta-feira, disse o ministro a jornalistas ao chegar ao estado.

A queda de energia foi causada por um incêndio em uma subestação de Macapá, capital do estado. O abastecimento foi desligado nas linhas de transmissão Laranja/Macapá e nas usinas hidrelétricas Coaracy Nunes e Ferreira Gomes.

O caso ganhou gravidade porque o Amapá não tem uma fonte de energia alternativa para quando há esse tipo de acidente ou falha técnica. Não há, por exemplo, uma usina termelétrica que possa ser acionada emergencialmente.

O estado depende completamente da energia elétrica produzida em outros locais. Ela chega por meio do Sistema Interligado Nacional, que reúne usinas de diversas matrizes, em todo o Brasil.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?