Apagão: Alckmin cita “problema no Maranhão” e diz que situação será resolvida “em poucas horas”
Presidente em exercício, Geraldo Alckmin disse que sistema elétrico está “se recuperando rápido” após o apagão
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente em exercício do Brasil, Geraldo Alckmin (PSB), disse, no início da tarde desta terça-feira (15/8), que o sistema elétrico brasileiro está “se recuperando rápido” do apagão que atingiu 25 estados e o Distrito Federal.
“Nós tivemos hoje, 8h30 da manhã, uma perda de carga de 16 megawatts, mas já está sendo recuperado, região sul, sudeste, Centro-Oeste 100% normal, o Nordeste já recuperou 80% e está recuperando rápido, e a região Norte mais de 40%. Então a gente deverá em poucas horas, se tudo correr bem, estar tudo normalizado”, disse Alckmin, no Palácio do Planalto. Cerca de uma hora e meia antes, ao chegar na sede do Executivo, o presidente em exercício havia ignorado perguntas dos jornalistas sobre o apagão.
“Vai se investigar a causa dessa perda de carga, mas a ação foi rápida do Ministério de Minas e Energia, dos seus técnicos, das equipes todas, e a recomposição está sendo rápida”, seguiu Alckmin.
Alckmin disse que conversou, por telefone, com ministro Alexandre Silveira, das Minas e Energia, que está no Paraguai acompanhando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em viagem oficial.
“Conversei [também] com o seu substituto, que é o Efraim [Efrain Pereira da Cruz], o secretário-executivo, e está indo bem”, continuou o presidente em exercício. “Estão com o problema em Imperatriz, no Maranhão, mas já estão debruçados lá sobre o problema. Então, já Centro-Oeste, Sul e Sudeste 100% normalizado, Nordeste mais de 80% normalizado, Região Norte 40%. Está indo bem. Se não tiver fatos supervenientes, em poucas horas pode estar recuperada essa perda de carga”, reforçou Alckmin.