metropoles.com

Apagão: Alckmin cita “problema no Maranhão” e diz que situação será resolvida “em poucas horas”

Presidente em exercício, Geraldo Alckmin disse que sistema elétrico está “se recuperando rápido” após o apagão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinicius Schmidt/Metropoles
O vice-presidente Geraldo Alckmin
1 de 1 O vice-presidente Geraldo Alckmin - Foto: Vinicius Schmidt/Metropoles

O presidente em exercício do Brasil, Geraldo Alckmin (PSB), disse, no início da tarde desta terça-feira (15/8), que o sistema elétrico brasileiro está “se recuperando rápido” do apagão que atingiu 25 estados e o Distrito Federal.

“Nós tivemos hoje, 8h30 da manhã, uma perda de carga de 16 megawatts, mas já está sendo recuperado, região sul, sudeste, Centro-Oeste 100% normal, o Nordeste já recuperou 80% e está recuperando rápido, e a região Norte mais de 40%. Então a gente deverá em poucas horas, se tudo correr bem, estar tudo normalizado”, disse Alckmin, no Palácio do Planalto. Cerca de uma hora e meia antes, ao chegar na sede do Executivo, o presidente em exercício havia ignorado perguntas dos jornalistas sobre o apagão.

“Vai se investigar a causa dessa perda de carga, mas a ação foi rápida do Ministério de Minas e Energia, dos seus técnicos, das equipes todas, e a recomposição está sendo rápida”, seguiu Alckmin.

Alckmin disse que conversou, por telefone, com ministro Alexandre Silveira, das Minas e Energia, que está no Paraguai acompanhando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em viagem oficial.

“Conversei [também] com o seu substituto, que é o Efraim [Efrain Pereira da Cruz], o secretário-executivo, e está indo bem”, continuou o presidente em exercício. “Estão com o problema em Imperatriz, no Maranhão, mas já estão debruçados lá sobre o problema. Então, já Centro-Oeste, Sul e Sudeste 100% normalizado, Nordeste mais de 80% normalizado, Região Norte 40%. Está indo bem. Se não tiver fatos supervenientes, em poucas horas pode estar recuperada essa perda de carga”, reforçou Alckmin.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?