metropoles.com

AP: após 70 horas de apagão, governo diz que energia voltará em até 10 dias

No total, 13 dos 16 municípios do estado estão sem luz. Situação foi provocada por um incêndio em subestação de energia do Amapá

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GABRIEL PENHA/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Vista do apagão que assola há mais de 48h em Macapá e também em 13 dos 16 municípios do estado do Amapá, na noite desta quinta-feira (5). Por conta do desabastecimento de energia, o prefeito de Macapá, Clécio Luís, decretou no final da tarde estado de calamidade pública na capital por 30 dias. O apagão foi resultado de um incêndio em uma subestação de energia na capital na noite de terça-feira (3).
1 de 1 Vista do apagão que assola há mais de 48h em Macapá e também em 13 dos 16 municípios do estado do Amapá, na noite desta quinta-feira (5). Por conta do desabastecimento de energia, o prefeito de Macapá, Clécio Luís, decretou no final da tarde estado de calamidade pública na capital por 30 dias. O apagão foi resultado de um incêndio em uma subestação de energia na capital na noite de terça-feira (3). - Foto: GABRIEL PENHA/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou nesta sexta-feira (6/11) que a energia no estado do Amapá deve ser restabelecida em até 10 dias. A população está sem luz desde a última terça-feira (3/11).

A previsão foi feita após uma reunião com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). “Em até 10 dias nós pretendemos restabelecer 100% da energia no Amapá”, disse.

Desde a noite de terça-feira, 13 dos 16 municípios do estado estão sem energia elétrica após um incêndio atingir uma subestação localizada na zona norte da capital, Macapá.

O estado já está no terceiro dia de apagão e 89% da população não tem eletricidade. No atual cenário, o governo estadual decretou situação de calamidade na quinta (5/11).

De acordo com Albuquerque, a operação para restabelecer a energia no estado é “complexa”. A ideia inicial era que a energia fosse religada já nessa quinta, mas o plano não deu certo.

“O equipamento já foi reparado na sua parte física e agora está havendo a filtragem do óleo do equipamento. Para se ter noção do volume, são 45 mil litros de óleo e temos que ter certeza de que ele está em condições de operação”, explicou o ministro.

O presidente do Senado e eleito pelo estado do Amapá, Davi Alcolumbre, definiu o episódio como uma “fatalidade” e disse que as autoridades vão investigar o caso e punir os responsáveis.

“Lógico que, em algum momento, as autoridades vão averiguar e investigar os responsáveis, mas foi uma fatalidade e agora estamos buscando uma solução para o problema”, afirmou.

3 imagens
População sofreu com o apagão no estado
Apagão afeta 13 dos 16 municípios do estado do Amapá
1 de 3

Governo enviou equipamentos para tentar contornar o problema

GABRIEL PENHA/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
2 de 3

População sofreu com o apagão no estado

GABRIEL PENHA/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
3 de 3

Apagão afeta 13 dos 16 municípios do estado do Amapá

GABRIEL PENHA/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?