metropoles.com

Margarita Pericás, primeira-dama de Curitiba, morre aos 79 anos

A primeira-dama, Margarita Pericás, foi a primeira primeira presidente da Fundação de Ação Social (FAS)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
imagem colorida. Margarita Pericás Sansone e o prefeito de Curitiba Rafael Greca
1 de 1 imagem colorida. Margarita Pericás Sansone e o prefeito de Curitiba Rafael Greca - Foto: Reprodução

A primeira-dama de Curitiba, Margarita Pericás Sansone de Macedo, morreu nesta terça-feira (20/8) aos 79 anos. Margarita estava internada desde o início de agosto e faleceu em decorrência de um linfoma.

A notícia foi confirmada pelo prefeito Rafael Greca (PSD) nas redes sociais. Na última sexta-feira (16/8), Greca havia comunicado sobre o estado grave de saúde da primeira-dama.

“Com profundo pesar e meu coração curitibano dilacerado, cumpro o doloroso dever de comunicar a passagem de minha amada Margarita Elizabeth Pericás Sansone de Macedo. Que os Anjos e os Santos a acompanhem com cânticos de glória até a cidade Santa de Jerusalém. Que o bem infinito que ela desejou aos Curitibinhas, suas famílias e, principalmente, aos mais vulneráveis seja o tom dessa sua despedida. Viverá para sempre em mim e em todos que a amam”.

O velório da primeira-dama está previsto para quarta-feira (21/8), às 10 horas. Às 15h uma missa de despedida será realizada e, logo depois, o corpo será sepultado no túmulo da família Bernardo Pericás Moya, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula.

O prefeito pede que, ao invés de coroas em homenagem à primeira-dama, sejam feitas doações de alimentos ao Banco de Alimentos ou artigos ao Disque Solidariedade (156).

Margarita era jornalista, escritora e foi a primeira presidente da Fundação de Ação Social (FAS).

Margarita Sansone foi referência e pioneira em várias áreas, desde o social ao cultural, passando pelo Jornalismo, circulando com desenvoltura por onde passou.

FAS

De 1993 a 1996, na primeira gestão de Rafael Greca como prefeito de Curitiba, Margarita Sansone criou e presidiu a Fundação de Ação Social (FAS) e o Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC), órgãos responsáveis por uma administração pública solidária e inovadora.

Ela criou programas sociais, como o  Vale Vovó (benefício para idosos), Carrinheiro Cidadão, Fazenda Solidariedade (de apoio a pessoas em recuperação de dependência química), FAS Trabalho, Vilas de Ofícios, Liceus de Ofícios, FAS SOS, Educadores de Rua e a Pousada de Maria, primeira instituição do Brasil voltada ao acolhimento de mulheres em situação de risco social e vítimas de violência doméstica.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?