Aos 35 anos, macaca “Chica” morre após tratamentos contra AVC
Após o ocorrido, a macaca passou por um suporte com sonda gástrica, para hidratação e alimentação, além do tratamento de corticoterapia
atualizado
Compartilhar notícia
A macaca ‘Chica’, de 35 anos, morreu na tarde desta quarta-feira (25/9). A direção da Reserva particular do Patrimônio Natural (RPPN Revecom) confirmou a morte do animal, que estava em um processo de recuperação após ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC). As informações são do G1.
A reserva é responsável por abrigar animais abandonados ou que foram resgatados durante operações de órgãos ambientais. O espaço fica localizado no município de Santana, na Região Metropolitana de Macapá.
Paulo Roberto, médico aposentado, era responsável por acompanhar o tratamento e cuidados com a primata “Chica”, que frequentava o ambiente com outros animais na reserva.
A macaca convivia na reserva desde o seu nascimento, após ser resgatada em 1990.
Em entrevista concedida ao G1, o médico aposentado afirmou que a saúde da primata sempre foi boa, mas por conta da idade acabou tendo o AVC.
O tratamento
Segundo o cuidador do animal, o primata teria descido há poucos dias do piso local onde frequentava e não subia mais para os galhos. Após ter entrado em um estado confusional, o primata ficou em estado de quase coma.
Após o incidente, a macaca recebeu suporte com sonda gástrica para hidratação e alimentação, além de ser submetida a tratamento com corticosteroides. Segundo o tutor, ‘Chica’ vinha apresentando melhoras, mas infelizmente faleceu nesta quarta-feira (25/9).