Ao menos 25 cidades do país já começaram a vacinar menores de 18 anos
São Paulo é o estado com mais cidades avançadas na imunização: no total, são 13 municípios que já vacinam crianças e adolescentes
atualizado
Compartilhar notícia
Ao menos 25 municípios de todo o país já começaram a vacinar menores de 18 anos contra o coronavírus. A maior parte das cidades fica no estado de São Paulo, onde a Prefeitura da capital anunciou que começará a imunização de adolescentes entre 12 e 17 anos nesta quarta-feira (18/08). No total, 13 cidades paulistas já estão aplicando ao menos a primeira dose da vacina.
O primeiro grupo a ser vacinado na cidade será na faixa de 16 a 17 anos com comorbidades, deficiências, gestantes e puérperas. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 48 mil adolescentes fazem parte apenas desse primeiro grupo.
Amazonas e Mato Grosso do Sul estão no segundo lugar, com três cidades cada um. Veja a seguir, a lista de municípios onde já está ocorrendo a vacinação aos menores de 18 anos.
Rio Branco (AC)
Manaus (AM)
Benjamin Constant (AM)
Tefé (AM)
Macapá (AP)
São Luís (MA)
Campo Grande (MS)
Sidrolândia (MS)
Ponta Porã (MS)
Novo Hamburgo (RS)
Olinda (PE)
Rio Preto (SP)
Mauá (SP)
São Bernardo do Campo (SP)
Guarulhos (SP)
Diadema (SP)
Ibitinga (SP)
Promissão (SP)
Itanhém (SP)
Taboão da Serra (SP)
São Manuel (SP)
Itu (SP)
Guaratinguetá (SP)
Ribeirão Pires (SP)
Boa Vista (RR)
Após problemas diversos com a falta de imunizantes, alguns adolescentes já sentem o alívio por receber ao menos uma das doses disponíveis da única vacina permitida para este grupo, o imunizante da Pfizer. A vacina é a única, por enquanto, que pode ser aplicadas em menores de 18 anos no Brasil.
Especialistas ressaltam a importância da vacinação, principalmente pela alta de casos confirmados da variante Delta. “Observamos em alguns países como o número de casos vem aumentando, apesar do alto impacto da vacinação. Isso ocorre principalmente entre aqueles não vacinados e jovens, que não foram se vacinar quando podiam”, explica o médico infectologista e consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) Julival Ribeiro.
A Secretaria Estadual de Saúde do RJ (SES), por exemplo, alertou que a cidade do Rio é o “epicentro da variante Delta no país” e que a pasta deve avaliar “com urgência” a possibilidade de aumentar o número de leitos de Covid na rede. No DF, já são contabilizados 87 infectados pela Delta.
Dados inconsistentes
A relação de cidades foi levantada pelo (M)Dados, núcleo de análise de grande volume de informações do Metrópoles, com base nos municípios presentes na relação de menores de idade listados como vacinados nos dados da Campanha Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.
Pelos dados serem recentes e por haver inconsistências nos registros do ministério, ainda não é possível documentar ao certo quantos jovens foram vacinados até o momento no país. Segundo dados do ministério, seriam 2.899 jovens vacinados até esta segunda-feira, o que não condiz, por exemplo, com os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (AC), que informou ter aplicado vacinas, em apenas 10 dias, em cerca de 28,3 mil adolescentes.
DF anuncia vacinação para adolescentes de 12 a 17 anos
Nessa terça-feira, o governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou que pretende, com a chegada de mais imunizantes, começar a vacinação de adolescentes, de 12 a 17 anos no Distrito Federal.
Antes, a Secretaria de Saúde do DF já vacinava adolescentes dessa faixa etária, mas a aplicação era apenas para jovens com comorbidades, síndromes ou algum tipo de deficiência.
O DF já vacina pessoas a partir de 18 anos.