metropoles.com

Ao G20, Haddad defende “legado” de Lula no combate à fome e à pobreza

Em Washington, pelo G20, Ministro Fernando Haddad criticou “retrocessos” na agenda de combate à fome e a miséria no país nos últimos anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
Haddad Lula G20
1 de 1 Haddad Lula G20 - Foto: Ricardo Stuckert/PR

Em evento do G20 na manhã desta quarta-feira (17/4), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu o legado das políticas públicas de combate à fome e a pobreza dos primeiros governos Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Haddad discursou no evento “G20 Global Alliance Against Hunger and Poverty-related event”, na sede do Banco Mundial, em Washington, nos Estados Unidos. Ele convidou bancos multilaterais a aderirem à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa do governo brasileiro.

Ao tratar da questão, ele afirmou que a fome e a pobreza são, “em última análise, o resultado de escolhas políticas” e citou medidas implementadas nas gestões Lula 1 e 2.

“Quando o presidente Lula foi eleito pela primeira vez, em 2002, deixou claro que a fome zero era sua principal prioridade. Desenvolvemos e implementamos uma série de políticas públicas bem-sucedidas, incluindo o Bolsa Família, o programa de alimentação escolar, incentivos à agricultura familiar, expansão da política de aposentadoria não contributiva, incluindo aposentadorias rurais e benefícios para a população urbana vulnerável”, listou Haddad.

E completou: “Além disso, desenvolvemos um instrumento muito poderoso para identificar pessoas pobres, o chamado Cadastro Único. Criamos, assim, um legado de políticas de proteção social e de combate à fome”.

Haddad critica “retrocesso” de outras gestões

Em seguida, ele afirmou que os resultados foram “surpreendentes” e citou a queda do número de brasileiros subnutridos entre 2002 e 2014, mas lamentou o que chamou de “retrocessos” em outras administrações.

“Experimentamos uma queda significativa e sem precedentes da desigualdade. Infelizmente, nos últimos anos, assistimos alguns retrocessos, devido a uma crise socioeconômica combinada com administrações sem a mesma visão política. Quando a proteção social era mais necessária às pessoas vulneráveis, as escolhas públicas foram na direção oposta”, criticou.

O titular da Fazenda frisou que o Brasil fez da luta contra a fome e a pobreza a prioridade número um da sua presidência no G20. O país assumiu a presidência do bloco em dezembro do ano passado.

Taxação dos super-ricos no G20

Haddad ainda defendeu a taxação dos super-ricos e disse que ela poderá contribuir para criar espaço fiscal para a implementação de políticas públicas de combate à fome e à pobreza.

A proposta tributária de Haddad, apresentada em fevereiro deste ano com base nas iniciativas brasileiras, será discutida também nesta quarta-feira, no Fundo Monetário Internacional (FMI), em evento sobre tributação internacional. A intenção do ministro é mostrar que sua ideia tem recebido endosso de outros países, como a França, e pode ser implementada mundialmente.

“As conversas sobre tributação estão explorando formas inovadoras de fazer com que os super-ricos paguem a sua justa cota de impostos, contribuindo assim para a criação de espaço fiscal adicional para a implementação de políticas públicas contra a fome e a pobreza”, disse o petista nesta quarta.

Haddad participa na capital norte-americana do Encontro de Primavera dos Ministros das Finanças e Presidentes de Bancos Centrais, que também inclui a segunda reunião da trilha financeira. O ministro tem eventos entre terça (16/4) e sexta-feira (19/4).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?