Anvisa suspende (de novo) exigência de Declaração de Saúde do Viajante
Viajantes apontam instabilidade no sistema desde domingo (6/3). Teste negativo para Covid e comprovante de vacina continuam a ser cobrados
atualizado
Compartilhar notícia
Diversas pessoas procuraram as redes sociais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entre domingo (6/3) e esta terça-feira (8/3), para relatar problemas ao tentarem emitir a Declaração de Saúde do Viajante (DSV), documento exigido pelo governo para a entrada no Brasil.
A agência informou a dispensa da apresentação da DSV devido a “instabilidades”. Não há previsão para a retomada da exigência do documento.
De acordo com os comentários do público, a página de emissão do formulário está fora do ar, impedindo que o documento seja emitido. No entanto, as companhias aéreas continuavam cobrando a apresentação da DSV.
Nas últimas semanas, a Anvisa chegou a suspender temporariamente a exigência de apresentação do documento, devido às falhas no sistema de emissão. A medida ficou válida entre os dias 24 e 26 de fevereiro. Depois, foi prorrogada até o dia 2 de março.
“A fim de evitar transtornos para viajantes e empresas aéreas, como decorrência da instabilidade do sistema e da necessidade de ajustes técnicos, a agência comunica que os viajantes com destino ao Brasil que não consigam realizar o preenchimento da Declaração (DSV) estão dispensados de apresentar, no momento do embarque internacional, o respectivo comprovante de preenchimento”, esclareceu a agência.
A Anvisa comunica, também, ter informado companhias aéreas sobre a dispensa. O novo processo, contudo, não interfere na cobrança de outras medidas sanitárias vigentes, “como a apresentação de documento comprobatório de realização de teste para rastreio da infecção pelo Sars-CoV-2 e do comprovante de vacinação”.
Nas redes sociais, uma série de comentários alertam para a persistência do problema. “Site para preenchimento do formulário fora do ar! Esperando no aeroporto por uma resposta de vocês”, escreveu uma pessoa.
“Não estou conseguindo preencher o formulário de saúde do viajante porque o site está fora do ar, meu voo é hoje é não tenho o que fazer…. Estou desesperada!”, comentou outra pessoa em publicação no Instagram da Anvisa.
Saiba quais são as novas regras para entrada de turistas no Brasil