metropoles.com

Anvisa suspende agrotóxico carbendazim, suspeito de provocar câncer

Produto passará por processo de reavaliação toxicológica pela agência reguladora; ele já é proibido na Europa e nos Estados Unidos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ISTOCK
agrotóxico
1 de 1 agrotóxico - Foto: ISTOCK

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta terça-feira (21/6), a suspensão cautelar da importação, produção, distribuição e comercialização do agrotóxico carbendazim e seus produtos técnicos. O fungicida é proibido na Europa e nos Estados Unidos por suspeita de causar câncer e afetar o desenvolvimento dos fetos.

Com o placar de três a dois, o agrotóxico foi suspenso e deverá seguir assim até a conclusão de seu processo de reavaliação toxicológica pela agência reguladora.

Pela proposta, será aberta uma Consulta Pública para participação social. A consulta deve receber contribuições durante 15 dias, entre 27 de junho e 11 de julho de 2022. A Anvisa também espera receber respostas às diligências enviadas a outros órgãos.

Segundo a diretora-presidente substituta, Meiruze Freitas, informações recebidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) reforçam não haver preocupação relevante com a suspensão do produto, pois há outras opções no mercado.

O carbendazim está entre os 20 agrotóxicos mais utilizados no país, muito usado no cultivo de soja, milho, laranja e maçã. O agrotóxico é suspeito de causar câncer e malformações em fetos, mas mesmo assim seguia em uso no Brasil – até então por tempo indeterminado.

 

Fonte: Anvisa

Em 2019, a Anvisa iniciou uma reavaliação do fungicida. De acordo com a autarquia, a reavaliação pode levar ao banimento do produto ou à sua manutenção no mercado, com a adoção de medidas para reduzir os riscos decorrentes do seu uso.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?