metropoles.com

Anvisa: servidores criticam diretor por ter irmão na PróGenéricos

Responsável pela 5ª Diretoria da Anvisa, Daniel Meirelles foi indicado ao cargo por Bolsonaro, mas servidores veem conflito de interesses

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
ANVISA - Agência Nacional de Vigilância
1 de 1 ANVISA - Agência Nacional de Vigilância - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O parentesco entre um diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e um representante do setor farmacêutico gerou desconforto entre os servidores da autarquia. A associação de servidores da agência (Univisa) divulgou nota em que suspeitam do conflito de interesses nas decisões sobre medicamentos tomadas pelo diretor Daniel Meirelles Fernandes Pereira, que está à frente da quinta diretoria.

Pereira é responsável pelas gerências de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária, Farmacovigilância e Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados. Seu irmão, Thiago Meirelles, tomou posse como presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos) em 11 de janeiro.

“A escolha do novo presidente da PróGenéricos, para além de impossibilitar a atuação de um diretor da Anvisa na regulação de medicamentos, ao lançar holofotes sobre a função de seu irmão, gerando suspeitas de conflito de interesse sobre todas as decisões da Agência que envolvam medicamentos, surpreende ainda pelos prejuízos que pode acarretar à própria política de genéricos e, portanto, ao acesso da população a medicamentos”, ressalta a nota da Univisa.

Os servidores afirmam que mesmo se o presidente da PróGenéricos for substituído, a atuação de Daniel Meirelles na diretoria da Anvisa “merecerá o exame quanto a possível conflito de interesses em se tratando de medicamentos”.

Veja a íntegra do pronunciamento dos servidores:

Daniel Meirelles foi assessor do então ministro da Saúde Marcelo Queiroga durante o governo Jair Bolsonaro (PL) e chegou a ocupar a secretaria-executiva do órgão. O nome de Meirelles foi aprovado pelo Senado Federal para a cadeira na Anvisa em abril de 2022.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?