metropoles.com

Anvisa recebe pedido para uso emergencial da vacina chinesa CanSino

Agência tem sete dias para responder se laboratório cumpre regras brasileiras para aplicação da proteção na população. Eficácia é de 65%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Anvisa-1-compressed
1 de 1 Anvisa-1-compressed - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Horas após o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, anunciar que o laboratório CanSino Biologics apresentou pedido para uso emergencial de vacina contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou que iniciou o processo de avaliação.

“A análise da documentação já foi iniciada. No momento, está sendo feita a triagem para verificar se todas as informações para a avaliação da Agência foram devidamente apresentadas”, informou a agência, em comunicado emitido nesta quarta-feira (19/5).

Agora, a diretoria da agência (foto em destaque) deve se manifestar em até sete dias úteis, caso todas os requisitos legais tenham sido cumpridos pela empresa solicitante. Os prazos para a decisão da Anvisa são regulamentados por lei.

O imunizante da CanSino, segundo o laboratório, é produzido a partir de um adenovírus humano não replicante e foi desenvolvido em parceria com a Academia de Ciências Médicas Militares da China. A vacina é oferecida em apenas uma dose.

Reuniões

Antes da formalização do pedido, a Anvisa realizou, em março, duas reuniões com representantes do laboratório CanSino. Nestas ocasiões, foram apresentados os procedimentos necessários e as informações que a empresa deve fornecer para que a Anvisa possa analisar o pedido da empresa.

Os ensaios clínicos sobre segurança e eficácia foram desenvolvidos no Paquistão, na Rússia, no Chile, na Argentina e no México. Os dados desses estudos serão analisados pela Anvisa.

A vacina da CanSino contra a Covid-19 já é utilizada na China e apresenta eficácia de 65% contra o coronavírus.

Atualmente, a Anvisa já liberou o uso (entre definitivo e emergencial) das vacinas: Pfizer, AstraZeneca/Fiocruz/Oxford, Sinovac/Butantan e Janssen. A agência analisa a documentação do imunizante russo Sputnik V.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?