metropoles.com

Anvisa recebe pedido de uso emergencial da vacina CanSino

China, Hungria, Equador, Malásia, Chile e Argentina já aprovaram uso emergencial do imunizante, administrado em dose única

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jakub Porzycki/NurPhoto via Getty Images
Vacina CanSinoBIO
1 de 1 Vacina CanSinoBIO - Foto: Jakub Porzycki/NurPhoto via Getty Images

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu pedido de uso emergencial da vacina CanSino contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

O pedido foi interposto pelo laboratório Biomm – instituição que representa, no Brasil, o fabricante do fármaco produzido na China.

“O prazo de análise previsto na legislação é de sete dias úteis. Este período não considera o tempo do status de exigência técnica, que é quando o laboratório precisa responder às questões técnicas feitas pela agência, dentro do processo”, explica a Anvisa, em nota.

A vacina da CanSino é de dose única. Em maio deste ano, outra empresa chegou a solicitar o uso emergencial dessa fórmula no país. O processo, no entanto, foi encerrado posteriormente pela Anvisa, devido ao rompimento da relação comercial entre o laboratório chinês e a então representante no Brasil.

O pedido enviado na última segunda-feira (8/11) já está em análise pela equipe técnica. Outros países já aprovaram o uso emergencial do imunizante, como China, Hungria, Equador, Malásia, Chile e Argentina.

Para fazer a avaliação, a Anvisa utilizará os dados apresentados junto com o pedido e também as informações já verificadas por meio da submissão contínua. A análise para o uso emergencial é feita por equipe multidisciplinar, que abrange especialistas das áreas de registro, monitoramento e inspeção.

A meta da agência é concluir a análise do uso emergencial em até sete dias úteis. O prazo estipulado desconsidera eventual período para sanar informações pendentes, a serem apresentadas pelo laboratório.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?