Anvisa recebe pedido de autorização de vacina atualizada pela Pfizer
Nova versão do imunizante contra a Covid-19 inclui mistura de cepas das subvariantes BA.4/BA.5, da variante Ômicron
atualizado
Compartilhar notícia
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu, nesta sexta-feira (30/9), um novo pedido da farmacêutica Pfizer para autorização de uso de uma nova versão da vacina contra a Covid-19. O imunizante atualizado acrescenta a proteção contra as subvariantes BA.4/BA.5 da variante Ômicron.
“A vacina bivalente contém uma mistura de cepas do vírus Sars-Cov-2 e se propõe a conferir uma maior proteção frente à variante Ômicron, variante de preocupação no país, quando comparada à sua versão monovalente, vacina Comirnaty”, explica a agência.
O pedido feito é para uma autorização temporária de uso emergencial (AUE). Em 19 de agosto, a farmacêutica apresentou um primeiro pedido semelhante para a vacina bivalente atualizada com a subvariante BA.1.
A indicação é de que a nova versão seja aplicada na população a partir de 12 anos. A Anvisa tem 30 dias para avaliar o pedido.
“Este prazo é interrompido sempre que for necessária a solicitação à empresa de complementação de informações ou esclarecimentos sobre os dados de qualidade, de eficácia e de segurança apresentados”, ressalta a autarquia.