metropoles.com

Anvisa proíbe suplemento alimentar com melatonina para crianças

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu o medicamento Soninho Perfeito Melatonina Kids, da marca Mr Oemed

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Redes Sociais
Imagem colorida do Soninho Melatonina Kids - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do Soninho Melatonina Kids - Metrópoles - Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu o uso, fabricação, comercialização, distribuição e propaganda do suplemento alimentar Soninho Perfeito Melatonina Kids, fabricado pela empresa Mr Oemed Indústria, por meio da resolução nº 3.148, publicada na última terça-feira (22/8).

O suplemento, destinado a crianças e adolescentes, não possui quaisquer comprovações de seus benefícios, de acordo com a própria Anvisa. Nas propagandas, as alegações são de que o produto trate problemas de sono, ansiedade, compulsão alimentar, irritabilidade noturna, inflamação, suplementação para transtorno do espectro autista, e câncer.

A agência destacou que não há “segurança comprovada no uso para essas faixas etárias, (…) também não possui autorização para gestantes e lactantes”. Ressaltou ainda que “não há aprovação de qualquer indicação para sono, humor, concentração, entre outras, para suplementos alimentares à base de melatonina”.

O hormônio melatonina

A melatonina é um dos tipos de hormônio produzidos pelo organismo humano, neste caso pela glândula pineal, no cerébro. Esse hormônio ajuda na manutenção e definição do ciclo circadiano – nome científico do famoso “relógio biológico”, atrelado às funções de sono e despertar.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?