Anvisa proíbe suplemento alimentar com melatonina para crianças
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu o medicamento Soninho Perfeito Melatonina Kids, da marca Mr Oemed
atualizado
Compartilhar notícia
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu o uso, fabricação, comercialização, distribuição e propaganda do suplemento alimentar Soninho Perfeito Melatonina Kids, fabricado pela empresa Mr Oemed Indústria, por meio da resolução nº 3.148, publicada na última terça-feira (22/8).
O suplemento, destinado a crianças e adolescentes, não possui quaisquer comprovações de seus benefícios, de acordo com a própria Anvisa. Nas propagandas, as alegações são de que o produto trate problemas de sono, ansiedade, compulsão alimentar, irritabilidade noturna, inflamação, suplementação para transtorno do espectro autista, e câncer.
A agência destacou que não há “segurança comprovada no uso para essas faixas etárias, (…) também não possui autorização para gestantes e lactantes”. Ressaltou ainda que “não há aprovação de qualquer indicação para sono, humor, concentração, entre outras, para suplementos alimentares à base de melatonina”.
O hormônio melatonina
A melatonina é um dos tipos de hormônio produzidos pelo organismo humano, neste caso pela glândula pineal, no cerébro. Esse hormônio ajuda na manutenção e definição do ciclo circadiano – nome científico do famoso “relógio biológico”, atrelado às funções de sono e despertar.