metropoles.com

Anvisa proíbe uso de produtos à base de fenol após morte de paciente

Segundo a Anvisa, não foram apresentados estudos que comprovem a eficácia e segurança do produto fenol para o uso em procedimentos estéticos

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Instagram
homem branco com bigode e cabelo. O empresário que morreu após fazer peeling de fenol morava em Pirassununga
1 de 1 homem branco com bigode e cabelo. O empresário que morreu após fazer peeling de fenol morava em Pirassununga - Foto: Reprodução/Instagram

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou a resolução nº 2.384, na qual proíbe a importação, fabricação, manipulação, comercialização, propaganda e uso de produtos à base de fenol em procedimentos de saúde em geral ou estéticos.

De acordo com a norma, a exceção se dá para os produtos devidamente regularizados junto ao órgão nas exatas condições de registro e produtos de uso em laboratórios analíticos ou de análises clínicas.

Segundo a agência, não foram apresentados ao órgão estudos que comprovem a eficácia e segurança do produto fenol para uso em procedimentos de saúde em geral ou estéticos.

6 imagens
Peeling de fenol
O homem aparece com o rosto avermelhado e bastante sensível
Antes do procedimento
Morte em peeling de fenol
A influenciadora Natalia Becker é a responsável pelo procedimento realizado por Henrique Chagas da Silva
1 de 6

Henrique da Silva Chagas, que morreu após ser submetido ao procedimento peeling de fenol

Reprodução/Redes Sociais
2 de 6

Peeling de fenol

3 de 6

O homem aparece com o rosto avermelhado e bastante sensível

@joaoocastros/TikTok/Reprodução
4 de 6

Antes do procedimento

@joaoocastros/TikTok/Reprodução
5 de 6

Morte em peeling de fenol

Reprodução
6 de 6

A influenciadora Natalia Becker é a responsável pelo procedimento realizado por Henrique Chagas da Silva

Divulgação/Redes sociais

Pedido Cremesp à Anvisa

Na última sexta-feira (21/6), o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) entrou com uma ação na Justiça Federal para pedir que a agência proibisse a venda de substâncias químicas à base de fenol para quem não for médico.

Atualmente, é possível encontrar farmacêuticos, biomédicos e esteticistas comprando o peeling de fenol para aplicá-lo em pacientes. O Cremesp e Conselho Federal de Medicina (CFM) defendem que somente médicos com especialização em dermatologia estão habilitados a executar o procedimento estético por considerá-lo invasivo.

Entretanto, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) e o Conselho Federal de Biomedicina (CFB) possuem resoluções que autorizam os profissionais das respectivas classes a realizar peelings químicos, incluindo a modalidade com fenol.

Segundo o Cremesp, procedimentos estéticos invasivos, como é o peeling de fenol, têm de ser feitos somente por médicos.

Morte de paciente

O empresário Henrique Chagas morreu no último dia 3 de junho dentro de uma clínica após fazer o procedimento com fenol. Ele tinha 27 anos e era dono de um pet shop em Pirassununga, interior de São Paulo, onde foi enterrado.

Quem aplicou o produto nele foi a influencer Natalia Becker, nome fantasia de Natalia Fabiana de Freitas Antonio. Ela tem 29 anos, é dona do Studio Natalia Becker, na Zona Sul da capital paulista, e possuía mais de 230 mil seguidores no Instagram, até fechar a conta após a repercussão da morte do paciente.

Apesar de se apresentar como esteticista, Natalia não é reconhecida pela Associação Nacional dos Esteticistas e Cosmetólogos (Anesco).

Um laudo do Instituto Médico Legal (IML) da Polícia Técnico-Científica vai apontar o que matou o paciente. A Polícia Civil investiga as causas e eventuais eventuais responsabilidades pela morte do paciente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?