metropoles.com

Anvisa pede mais dados para liberar testes em humanos com a Butanvac

Segundo a agência, faltam, por exemplo, informações que tratam da inativação do vírus utilizado na vacina. Na segunda, técnicos se reuniram

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Butanvac vacina Fabio Vieira 3
1 de 1 Butanvac vacina Fabio Vieira 3 - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo, deverá apresentar mais dados aos técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para conseguir a liberação dos testes em humanos com a vacina contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, Butanvac — a primeira com 100% de desenvolvimento brasileiro.

Segundo a agência, faltam, por exemplo, dados que tratam da inativação do vírus utilizado na vacina. Na segunda-feira (28/6), técnicos da Anvisa se reuniram com integrantes da equipe que estuda a vacina.

O protocolo de pesquisa clínica da Butanvac está aprovado pela Anvisa, mas para que a vacina comece a ser aplicada em seres humanos, ficou decidido que é necessário apresentar dados específicos, que ainda estão sendo gerados pelo Butantan.

Até a última segunda-feira, o Butantan havia recebido 93,7 mil pré-cadastros de voluntários para os testes clínicos em humanos da Butanvac.

O funcionamento

A Butanvac é a primeira vacina contra a Covid-19 produzida no Brasil sem que seja necessária a importação de matéria-prima. Os insumos básicos são os mesmos usados para fazer a vacina da gripe.

Na prática, são injetados uma pequena quantidade do vírus da “doença de Newcastle”, um mal aviário que é inofensivo em humanos, em ovos.

Esse vírus foi geneticamente modificado para receber a estrutura do coronavírus e estimular a produção de anticorpos contra a Covid-19 no organismo humano.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?