metropoles.com

Anvisa pede alteração em bula das vacinas da Janssen e da AstraZeneca

“Trata-se de evento adverso raro, mas potencialmente grave”, diz a agência, em nota. O pedido acontece após registros no Brasil e no mundo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Joaquin Gomez Sastre/NurPhoto via Getty Images
Vacina AstraZeneca
1 de 1 Vacina AstraZeneca - Foto: Joaquin Gomez Sastre/NurPhoto via Getty Images

A Anvisa solicitou, nesta segunda-feira (12/7), aos fabricantes da Janssen e da Astrazeneca/Fiocruz a inclusão na bula da contraindicação de uso para as pessoas com histórico da Síndrome de Extravasamento Capilar, ou ainda doença de Clarkson. O pedido acontece após eventos adversos registrados no Brasil e no mundo.

A agência afirma que na Europa, casos avaliados pela European Medicines Agency (EMA) também apresentavam histórico familiar da doença.

“Trata-se de evento adverso raro, mas potencialmente grave. A Anvisa já recebeu relato de uma suspeita de síndrome após vacinação e está avaliando o caso”, diz a agência, em nota.

Em comunicado, a Anvisa ainda faz um alerta para que os profissionais de saúde estejam atentos aos sinais e sintomas da síndrome e o risco de recorrência em pessoas que já foram diagnosticadas com a doença.

“As pessoas que foram vacinadas com plataforma adenoviral devem procurar assistência médica imediata se sentirem inchaço rápido dos braços e pernas ou aumento repentino de peso nos dias seguintes a vacinação. Estes sintomas estão frequentemente associados à sensação de desmaio”, completa.

O que é a Síndrome de Extravasamento Capilar?

A Síndrome de Extravasamento Capilar é uma condição muito rara e grave que causa vazamento de fluido de pequenos vasos sanguíneos (capilares), resultando em inchaço — principalmente nos braços e pernas –, baixa pressão arterial, espessamento do sangue e baixos níveis de albumina no sangue (uma importante proteína).

A agência ainda diz que torna-se necessário que os cidadãos e profissionais de saúde notifiquem imediatamente os casos suspeitos. “É imprescindível o cuidado na identificação do tipo de vacina envolvida na suspeita, como número do lote e fabricante”, finaliza.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?