metropoles.com

Anvisa manda apreender autotestes de Covid falsificados

Produtos falsificados são vendidos em nome da empresa CPMH. Organização alerta para diferenças entre exames originais e falsos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
autoteste covid-19
1 de 1 autoteste covid-19 - Foto: Getty Images

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quarta-feira (4/3), a apreensão de autotestes para detecção de Covid-19 falsificados.

Segundo o órgão, o produto é comercializado com o nome de Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno, registrado em nome da empresa CPMH – Comercio e Indústria de Produtos Medico – Hospitalares e Odontológicos Ltda.

De acordo com a agência, os testes falsificados têm características diferentes dos originais. Os produtos ilegais têm os seguintes atributos:

  • Presença de guia ilustrado explicando como realizar a execução do teste no verso da embalagem. O produto original não possui guia ilustrado;
  • Número de registro diferente do aprovado, o número do registro do produto original registrado na Anvisa é 80859840213;
  • Tampa de rosca sem orifício para gotejamento, o original possui uma tampa com orifício para gotejamento;
  • Swab cotonete maior do que 9cm, o swab cotonete do produto original possui 9cm.

Saiba as diferenças entre os autotestes de Covid falsificados e originais comercializados em nome da empresa CPMH Novel:

Diferenças entre autotestes de Covid verdadeiros e falsos
Diferenças entre autotestes de Covid verdadeiros e falsos

Segundo a Anvisa, para evitar a compra de produtos falsos, irregulares ou de origem duvidosa, o consumidor deve adquirir os testes apenas em farmácias e estabelecimentos licenciados pelo órgão de vigilância sanitária local.

“Além disso, é importante ter cuidado com o comércio virtual. Apenas sítios de comércio eletrônico que pertencem a farmácias e estabelecimentos de saúde autorizados e licenciados pelos órgãos de vigilância sanitária podem vender esses produtos. A venda de autotestes para Covid-19 por meio de redes sociais e plataformas virtuais de e-commerce é considerada irregular”, alertou a agência.

Atualmente, o Brasil conta com seis autotestes para Covid-19 aprovados pela Anvisa. Para consultar a lista, basta acessar este link. Caso o consumidor identifique algum produto falsificado, a recomendação do órgão regulador é realizar denúncia.

Para denunciar, acesse os links das Vigilâncias Sanitárias (http://portal.anvisa.gov.br/vigilancias-sanitarias) e da Ouvidoria da Anvisa (http://portal.anvisa.gov.br/ouvidoria). Forneça todas as informações disponíveis, incluindo o nome do produto e do fabricante e o local de aquisição, nota fiscal bem como, se possível, uma amostra do produto, para que as irregularidades sejam apuradas”, informou o órgão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?